Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

BEMGUIALA – Protótipo da bengala inteligente
Por Jair Medeiros (Professor), em 2015/11/221791 leram | 0 comentários | 938 gostam
Projeto desenvolvido pelos alunos do sexto período de Automação industrial premiado em primeiro lugar na IX FECTI 2015 na categoria de Desenvolvimento de Tecnologia.
Depois de participar da Semana de Extensão 2015 no Cefet Maria da Graça e no Cefet Maracanã, o projeto "BEMGUIALA – Protótipo da bengala inteligente" desenvolvido pelos alunos pelos alunos Gabriel Ramos Pereira, Lucas Rangel Magina, Yan Lucas Ramos do sexto período de Automação industrial e orientados pelos professores Jair Medeiros Junior e Sildenir Alves Ribeiro, foi indicado a participar da IX FECTI, Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro.
A FECTI, para quem não conhece, é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, aberta à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, que têm a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.(http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/)
A nona edição da feira estadual envolveu cerca de 900 participantes, entre professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Neste mega evento, também fizemos bonito: fomos classificados com mais 60 projetos na categoria de Desenvolvimento de Tecnologia. Após criteriosa avaliação da comissão julgadora, fomos agraciados com o primeiro lugar. Com direito a troféu, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e indicação para participar da FEBRACE de 2016, organizada pela USP no campus da cidade de São Paulo.
O projeto da bengala inteligente visa auxiliar os Portadores de Necessidades Visuais (PNV) concedendo-os uma possibilidade de locomoção segura, através de uma bengala associada a uma placa controladora utilizando o micro controlador Arduino e sensores ultrassônicos, alertando-os sobre possíveis obstáculos que possam surgir em seu caminho, como também poderá fornecer ao usuário o seu endereço atual através de um fone de ouvido que receberá a informação via satélite do GPS. Para melhor transmissão de dados, foi utilizado um sistema bluetooth para interação entre a bengala e fone de ouvido.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe