Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

Cobertura da Semana de Extensão
Por Lucas Rangel (Aluno, 4ASEGMINT), em 2015/10/26776 leram | 0 comentários | 167 gostam
Entre os dias 20 e 22 de outubro, foram desenvolvidas inúmeras atividades relativas à Semana de Extensão do CEFET-RJ que, neste ano, teve como tema “Luz, ciência e vida: o ensino, a pesquisa e a extensão em dialogo com a natureza e a sociedade”.
No campus de Maria da Graça, foram realizadas palestras, minicursos, atividades culturais e esportivas, oficinas e a apresentação de pôsteres e projetos nos estandes. Fizemos a cobertura de algumas atividades que aconteceram para vocês ficarem por dentro de tudo.

• Coral Cefet

O Coral Cefet abriu as atividades muito bem com uma bela apresentação dos alunos do primeiro ano integrado, orientados pelo professor Alberto Boscarino.

Assista ao vídeo:



• Ano Internacional da Luz: Experimentos de Química Envolvendo Cor

Esta atividade, programada pelos professores Luiz Antônio e Fernanda Cordeiro, lotou o pavilhão de Automação Industrial pela quantidade de alunos interessados no tema, que saíram muito satisfeitos com o conhecimento obtido.
A oficina teve três temas principais abordados: a experiência do bafômetro, ministrado pela aluna Thaynara Castellano, a cromatografia, por Mileny Loyolla e o teste de chama colorida, por Cristiane Estevam.
Os espectadores puderam aprender que a experiência do bafômetro é utilizada para a determinação dos teores de álcool em soluções com diferentes concentrações, sendo possível realizá-la com materiais de baixo custo, além de observarem a química no cotidiano.
Com a cromatografia, os alunos foram capazes de compreender a determinação da porcentagem do princípio ativo e que a mesma servia para quantificar as impurezas de um produto.
O teste de chama colorida, denominado pela professora Fernanda como “a cereja do bolo”, literalmente pegou fogo! Este teste consistia em levar diversas amostras de sais ao fogo, para que, através da coloração das chamas, fosse possível identificar o elemento presente em cada composto.

Assita ao vídeo do teste de chama colorida:



• Oficina Audiovisual Minuto Lumiere
 
A oficina realizada pelo professor Luciano Oliveira teve dois momentos.
No primeiro momento, foi traçado um histórico sobre a origem e fundação da fotografia e do cinema e a relação desses, foi feita a apresentação dos métodos de realização e das principais personalidades envolvidas nesses processos, além dos lugares e condições em que eram exibidos os primeiros filmes.
No segundo momento, os alunos participantes, em grupo, produziram um vídeo de no máximo 60 segundos, feito com a câmera parada, registrando um momento ou ambiente escolar que refletisse, de alguma forma, nossa relação com a escola.
Os resultados ficaram ótimos. A oficina terminou com a reflexão do impacto que o método de produção audiovisual tem no nosso entendimento e da necessidade do acúmulo de tecnologia existente na nossa sociedade.

• A Luz da Imagem: Exposição Fotográfica

O coletivo 20&Tantos Jacarés expôs durante a semana de extensão o seu trabalho de fotografia pinhole. Ao todo foram 26 imagens expostas ao público, que foram desenvolvidas durante o próprio curso de fotografia, ministrado pelos professores Diego Uzêda e Felipe Gonçalves.
A Exposição de Fotografia permaneceu aberta a visitações durante os três dias de Expotec, no turno da manhã e tarde, para que os interessados pudessem conhecer um pouco mais da fotografia pinhole. A câmera estenopeica, ou pinhole, consistia em uma câmera sem lente, que utilizava a luz como forma de transferir ao papel a imagem desejada. Desta forma, as fotografias pinhole expostas caracterizavam uma forma artesanal e diferente de registrar a imagem, na qual a medida de tempo difere das câmeras atuais e possui uma perspectiva nova da imagem.
Além da exposição do trabalho desenvolvido pelo coletivo da própria UnED, a semana de extensão contou também com a exposição de 19 fotografias do Coletivo Pandilla, denominado "Onde nascem os craques". Havia ainda uma oficina para os interessados em saber mais sobre a câmera pinhole, seu funcionamento, como a desenvolver e fotografar com a mesma.

• Badminton: Experienciando o Jogo da Peteca

Orientada pela professora Rebeca Carodozo, esta atividade ocorreu na quadra da UnED, que foi dividida em quatro partes, na qual foram formadas duplas para jogarem. A atividade foi livre e aqueles que nunca tinham jogado puderam ter um contato com o esporte bem como as regras do mesmo.

• Palestra Higiene Alimentar

A professora Fabiana Cordeiro ministrou uma palestra sobre higiene alimentar, na qual foram discutidos aspectos da produção de alimentos relacionados ao crescimento micro bacteriano, os processos de deterioração e preservação desses alimentos, além dos métodos de higienização e do nosso modo de consumo.
Logo depois, foi realizado um jogo de perguntas a respeito do tema da palestra e os ganhadores levaram um prêmio. Foi uma atividade muito boa, de grande aprendizagem e divertida.

• English & Ergonomics: Princípios de Ergonomia, Conforto e Segurança no Ambiente de Trabalho.

Esta oficina, ministrada pelo professor Ricardo Benevides, com participação especial da professora Renata Ribeiro e monitoria do aluno Joshua Palermo, agregou muito na vida acadêmica dos alunos que participaram, pois foi uma tentativa muito bem sucedida de relacionar o Inglês com a Ergonomia.
Dentre os conhecimentos compartilhados, destacou-se a utilização dos gêneros textuais como estratégias no mercado de trabalho; a capacidade de compreender textos sem precisar traduzir palavra por palavra, atentando-se mais para a linguagem não verbal e palavras cognatas; a ampliação do vocabulário inglês e a aplicação da ergonomia em diferentes lugares (ambiente laboral, escola, casa, etc.).
A oficina terminou com uma tarefa na qual os alunos ficaram de desenvolver em suas casas: a confecção de um pôster em inglês, conscientizando os outros alunos da escola sobre a importância da Ergonomia ou outros temas relacionados. O resultado ficará disponível em breve para a UnED conferir.

• Campeonato de Basquete

O campeonato foi uma atividade de pura adrenalina, orientada pelos professores Receba Cardozo e Pedro Manso, na qual foram formadas sete equipes para competirem entre si.
As três primeiras equipes colocadas ganharam medalhas. O time vencedor foi o composto pelos alunos do Horácio Macedo.

• Cinedebate: O cinema em debate e o debate pelo cinema

A atividade teve início com a apresentação de um curta metragem sobre a revolução dos cravos e a fala do convidado Vitor Vogel.
Depois assistimos ao filme “Capitães de Abril”. E é pela ótica de uma criança, que Maria de Medeiros nos conta esta história em um filme comovente, belo e humano. Trata-se da revolução dos cravos. A película se passa nas vinte e quatro horas que antecedem o movimento militar que depôs o regime salazarista e instituiu a democracia em Portugal. O Movimento das Forças Armadas (MAF) era composto por militares, em sua maioria capitães, que ansiavam por profundas mudanças na sociedade portuguesa. Isto se deu em 25 de abril de 1974.
Após a exibição do filme, analisamos reportagens, fotos e músicas referentes ao episódio e discutimos a importância da fotografia, da imagem e da imprensa na produção da história e da construção de memórias, além dos filmes como um dos objetos de análise da história e da sociedade.

• Música Instrumental Brasileira

Para iniciar o último dia de atividades tivemos um incrível concerto musical.

Assista:



• Eu jornalista: Conhecendo a plataforma wikijornal

A oficina, que teve como orientadores a professora Andreza Nora e o aluno Bernardo Tedeschi, ensinou a utilizar a plataforma wikijornal, usada no projeto do Jornal da UnED, o Folha Cefet.
Os participantes aprenderam a criar um jornal online nessa plataforma e a usá-la como administradores e como leitores e/ou redatores, além de serem apresentados a algumas funções de programação disponíveis, a todas as seções do Folha Cefet e aos artigos publicados e mais lidos.
Foi uma atividade para possibilitar o uso do jornal e estimular a participação da comunidade escolar nesse projeto.

• II Sarau troca-traça

E para fechar a semana, tivemos o sarau com a participação dos MCs Flávio XL e Nyl. A atividade foi aberta e todos puderam aproveitar o momento e compartilhar um pouco de suas experiências.

A Semana de Extensão foi um sucesso! É muito importante ressaltar que essa semana é imprescindível para a interação da escola com a comunidade local, pois a mesma fica de portas abertas para compartilhar, mas também para receber aprendizado. E essa troca de conhecimentos é o que nos forma e qualifica enquanto cidadãos.

A equipe e toda a UnED aguarda ansiosamente pela próxima Semana de Extensão. Novas atividades, experiências e aprendizagens estão por vir. Até 2016!

Por: Camila Almeida, Giovanna Almeida e Lucas Rangel.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário