Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

Espaço Jogo - Projeto de Extensão
Por Rebeca Coelho (Professora), em 2015/09/17725 leram | 0 comentários | 133 gostam
Toda sexta-feira 12h20!
Espaço Jogo - Projeto de Extensão
   Os jogos são um patrimônio da humanidade. A palavra jogo representa uma infinidade de significados de acordo com o contexto. Os jogos podem compreender diferentes espaços, materiais, tempo, número de participantes etc., podendo ainda se manifestar nas formas competitiva, cooperativa ou recreativa.
   Muitos autores definem o jogo. Huizinga e Caillois, por exemplo, ao falarem do jogo destacam sobre a importância das regras, consideram o jogo como uma ação e ocupação livre, que se desenvolve dentro de limites temporais e espaciais determinados. Caillois diz ainda que o jogo é uma fantasia agradável, uma distração. Designa não apenas uma atividade específica, mas também a totalidade das imagens, símbolos ou instrumentos necessários à sua prática, tornando-se, portanto, um conjunto complexo.
   No jogo desportivo, a cada ataque ou defesa, o praticante estimula e confirma as suas capacidades específicas do sistema complexo constituinte de cada modalidade desportiva.
   Huizinga e Caillois assinalam pontos comuns como elementos que interligam a grande família dos jogos, e alguns exemplos destes são: liberdade de ação do jogador; o prazer ou o desprazer; a incerteza de seus resultados; a imaginação no tempo e no espaço, ou seja, pensar no que vamos fazer; e as regras. Neste caminho, os autores destacam ainda que no jogo aperfeiçoamos algumas habilidades que também são necessárias no nosso dia-a-dia, no trabalho, como por exemplo: capacidade de tomar decisões; criatividade; memória; comunicação; e relações pessoais.
   O jogo desencadeia ainda consequências imprevisíveis no prazer do desafio ou simplesmente da dificuldade ultrapassada, na busca da repetição e da perfeição, na alegria de improvisar, de criar, de variar as soluções e no desejo de se prestar com astúcia a uma prova de força, de habilidade, de velocidade, de resistência, de equilíbrio, de flexibilidade.
   Neste contexto, este projeto de extensão surge com o objetivo de integrar os alunos de todos os cursos do Ensino Médio Integrado da Uned Maria da Graça, proporcionar a prática de diferentes jogos esportivos, desenvolver diversas habilidades e contribuir com a saúde.
   O projeto será desenvolvido todas as sextas-feiras das 12h20 às 13h20 na quadra poliesportiva da Uned Maria da Graça.
   Tragam o uniforme de Educação Física e venham jogar diversos esportes! Cada dia um jogo/modalidade diferente! Confiram a programação!
   Conto com a presença de vocês!
   Prof. Rebeca Coelho

Referências:
Caillois, R. (1990). Os jogos e os homens. Lisboa: Edições Cotovia.
Huizinga, J. (1972). Homo ludens. Madrid: Alianza.
Huizinga, J. (1996). Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. Ed.Perspectiva.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe