Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

9 Anos da UnED Maria da Graça
Por Giovanna Almeida (Aluna, 4asegmint), em 2015/07/051534 leram | 0 comentários | 162 gostam
O Folha Cefet parabeniza profissionais e estudantes que participaram e participam da construção da nossa querida UnED Maria da Graça ao longo desses 9 anos! Parabéns Maria!
O início das atividades em Maria da Graça

Em 09 de junho de 2006, o então Presidente Lula e o Ministro da Educação, Fernando Haddad (hoje Prefeito de São Paulo, inauguraram o CEFET/RJ - UnED Maria da Graça. De acordo com o professor Luiz Cláudio Rodrigues, do Curso de Manutenção Automotiva, existiam atividades do governo federal no local desde muito tempo antes da inauguração oficial da UnED. O espaço onde hoje estudamos era uma unidade de produção de material didático chamada FAE (Fundação de Assistência ao Estudante). Esse órgão, ligado ao MEC, era responsável por fornecer materiais pedagógicos para todo o Brasil.

Extintas as atividades da FAE, o CEFET/RJ assumiu o espaço, por volta de 1997, e deu início à revitalização da antiga fábrica. Entre 1999-2000, aproveitando os antigos funcionários da FAE, iniciou atividades de ensino. Funcionava, porém, como um posto avançado do CEFET Maracanã.

O Curso Técnico de Automobilística (hoje curso de Manutenção Automotiva) foi o primeiro implantado no referido posto e funcionava em parceria com o Colégio Estadual Prof. Horácio Macedo. Promovendo vários cursos a nível nacional, o posto avançado começou a ter notoriedade no país, vindo a se tornar UnED em 2006. Com a fundação da UnED, a Direção Geral do CEFET/RJ considerou importante ampliar a oferta de cursos técnicos, surgindo, assim, os cursos de Automação Industrial e de Segurança do Trabalho. Por meio do convênio com o C. E. Horácio Macedo, os alunos do governo do estado puderam ingressar nos cursos técnicos da UnED, assim como os alunos do Colégio Pedro II. Em 2013, o convênio com o Governo Estadual teve seu fim, embora o Colégio ainda permaneça com suas atividades nas dependências da nossa UnED.


Os Cursos Concomitantes na UnED Maria da Graça

O CEFET/RJ desenvolve cursos no formato concomitante, para alunos que vão cursar, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e a Educação Técnica. Em Maria da Graça, isso acontece desde a sua transformação em UnED, em 9/06/2006. São três os cursos concomitantes na UnED: Automação Industrial, Manutenção Automotiva e Segurança do Trabalho.

Os cursos concomitantes vêm dando certo pois, no momento em que o aluno faz o Ensino Técnico e, paralelamente o Médio, ele estabelece uma formação geral e condições de preparação para o exercício das profissões técnicas, desenvolvendo o cidadão trabalhador.

O aluno Douglas Mendes, do 6º período de Segurança do Trabalho, avaliou da seguinte forma sua experiência no curso concomitante: “(...) achei que foi algo bem produtivo. Em algumas situações, o meu Ensino Médio me ajudou muito no Ensino Técnico. São situações que pessoas que já possuem Ensino Médio concluído não conseguem se dar tão bem. (...) O bom do Ensino Médio ser concomitante com o técnico, é que cria nos alunos o senso de responsabilidade.’’

O ex-aluno Cassiano Amorim, do mesmo curso, também disse que esse modelo o ajudou muito: “(...) íamos para o CEFET com o foco e intuito de apenas aprender Segurança do Trabalho. Era o principal objetivo de todas as manhãs. Dávamos 100% de atenção para ela. Como tínhamos mais foco em relação à segurança, saíamos de lá para o campo de atuação com todo o gás.’’
Em um contexto de grandes transformações, no âmbito tecnológico e científico, a
qualificação profissional se torna ainda mais importante e, se analisarmos esses 9 anos, os cursos tiveram uma grande evolução. Levando em consideração os recursos didáticos, os ambientes e materiais e, sobretudo, no quesito projetos. Os projetos no âmbito profissional dão aos futuros técnicos acesso a uma forma avançada de complementação de sua formação.

O ex-aluno Cassiano Amorim lembra: “(...) Quando entrei na UnED, tínhamos só a SIPAT como projeto de extensão no nosso curso, no qual tive o prazer de ter sido bolsista acadêmico por 1 ano e ser coordenador de palestras e patrocínio. Com o passar do tempo na vida acadêmica, fui convidado pela coordenação a implementar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho) e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Saí do CEFET , mas vi que começaram mais projetos’’.
 O aluno Daniel Lima, ex-aluno de Automação Industrial, também deu seu depoimento: “(...) participei e recomendo que participem do máximo de projetos possíveis, eles são excelentes para o desenvolvimento profissional.’’

Um exemplo de projeto histórico da UnED é a Kombi elétrica. A partir de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Automobilística (NTA) da UnED Maria da Graça e o Grupo de Estudos de Veículos Elétricos (GRUVE) da UERJ, foi desenvolvido um projeto de conversão de uma Kombi (modelo 82), de combustão interna para tração elétrica à bateria. Esse projeto foi muito importante e mostrou para os alunos que vivenciaram e para os que vieram depois a diferença entre modelos de consumo e gerou vários questionamentos.

O ex-aluno Carlos Fernando, de Manutenção Automotiva, na sua fala sobre a importância da instituição e do modelo concomitante, disse “(...) O CEFET me concedeu nesses meus anos de curso, não somente uma visão técnica, mas também uma visão crítica em relação ao mercado no qual fomos qualificados para atuar”. Segundo Carlos, “O verdadeiro técnico é aquele que possui uma visão ampla, que sabe enxergar modos alternativos para se encontrar uma solução, que pode fazer de um simples projeto um grande negócio. E então, não é à toa que o CEFET é excelência em ensino tecnológico.”


A implantação do Ensino Médio Integrado

O Folha Cefet conversou com alguns servidores que acompanharam a implantação do projeto do Ensino Médio Integrado, para saber como foi essa transição, como era a escola antes desse projeto e o porquê da implantação.

Segundo o professor Luiz Rodrigues, a implantação do Ensino Médio Integrado foi necessária porque o convênio com o Horácio Macedo iria acabar, e não havia a intenção de renová-lo. A UnED Maria da Graça precisava começar a crescer... Um dos pontos positivos dessa implantação, segundo o professor, foi a possibilidade de acompanhar melhor o aluno no seu desenvolvimento e a chance de intervir a todo tempo no processo ensino/aprendizagem. Na sua visão, não há pontos negativos da inclusão do Ensino Médio Integrado.

A pedagoga da UnED, Camila Avelino, disse que a transição entre os cursos concomitantes e integrados ainda está sendo construída e que, no começo, quando foi levantada a possibilidade de implantação dessa nova modalidade de ensino, as taxas de evasão nos cursos concomitantes eram muito grandes, chegando ao ponto de entrarem turmas com 30 alunos e se formarem apenas 8. O projeto de implantação do Integrado começou a ganhar forma a partir também dessa avaliação sobre a necessidade de assegurar a permanência dos alunos na escola, por meio da oferta de uma educação integrada.

Foram apontados alguns pontos que podem contribuir para um melhor desenvolvimento dos cursos integrados: a estrutura física e a estrutura administrativa da UnED. Por outro lado, foi apontado que o Ensino Médio Integrado transforma o currículo dos alunos, gerando um maior interesse e combatendo a evasão. As dificuldades apresentadas nessa recente implantação dos Cursos Integrados de Automação Industrial, Manutenção Automotiva e Segurança do Trabalho em grande parte são fazer jus ao integrar, ter uma grade desenvolvida e funcional e que tudo seja discutido para que possamos melhorar ao decorrer dos anos. De acordo com Camila, mesmo com o pouco tempo de mudanças, pode ser vista uma maior participação dos estudantes e a possibilidade de novos projetos.

Ana Carolina, assistente administrativa da nossa UnED (ex-aluna do CEFET/RJ), sobre a implantação do Integrado, disse que “foi tudo muito rápido”. Ela afirmou que de início não era favorável à implantação, pelo receio do que poderia ocorrer nessa mudança de 3 para 4 anos de curso. Entretanto, mudou de posição e agora vê os pontos positivos dessa implantação, já que o aluno tem mais tempo para estudar e também por conta da conveniência de, a partir de um único curso, o aluno ter acesso a uma formação integral.

Também conversamos com alguns professores da UnED que iniciaram suas atividades em Maria da Graça juntamente com a implantação do Ensino Médio Integrado.

A professora de Fabiana Cordeiro, de Biologia, disse que integrar conhecimentos é importante porque buscamos deixar de lado as fragmentações e conseguimos formar indivíduos com visões humanas integrais: “Na minha opinião, isso está sendo construído e estamos conscientes de nossas próprias limitações. Devemos desconstruir o pensamento de que estamos formando só técnicos ou só futuros universitários, e sim indivíduos que serão capazes de fazer suas próprias escolhas, seja na Universidade ou em empresas. (...) Percebo que os alunos estão mais maduros, conscientes e preocupados com aquilo que querem, o nível de complexidade das questões que estão surgindo está aumentando e fico feliz de estar participando deste processo”.

A professora Andreza Nora, de Língua P./Lit. Bras., embora tenha apontado a validade e a importância dos cursos concomitantes como uma alternativa quando as instituições não comportam, por diferentes razões, a formação integrada, não esconde sua preferência pelo Ensino Médio Integrado, do qual ela mesma foi aluna, no SENAC-RIO. Para ela, o Curso Integrado não deve ser visto como a soma de dois cursos independentes (Técnico + Médio), mas sim um curso único que propicia ao aluno a formação educacional em diferentes dimensões: do trabalho, da ciência/tecnologia e da cultura. Afirmou, ainda, que “o mais importante é a autonomia intelectual dos alunos, e não se vão optar por ingressar imediatamente no mercado de trabalho ou na universidade”.

O Folha Cefet agradece a todos que contribuíram para essa matéria e parabeniza profissionais e estudantes que participaram e participam da construção da nossa querida UnED Maria da Graça ao longo desses 9 anos!
Parabéns Maria!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe