Fisgolas
Jornal da Becre do Agr - Mondim de Basto
Pesquisa

Dia do Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Por Licínio Borges (Professor), em 2018/05/14624 leram | 0 comentários | 115 gostam
O Agrupamento comemorou no dia 9 de maio, dia da Europa, o dia das Ciências Sociais e Humanas, com exposições, de todas as disciplinas do departamento em articulação com ET,na BECRE.
O Dia da Europa, observado a 9 de Maio de cada ano, marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia.
A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inerentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.
O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte.
O projeto inicial permitiu aprofundar a integração económica desses países e criar depois a Comunidade Económica Europeia, com a assinatura do Tratado de Roma em 1958.
O Acto Único Europeu de 1985 fixou o objectivo de criar um único mercado comum, enquanto o Tratado de Maastricht em 1992 viu o nascimento da União Europeia, em seguida, com 12 países, definindo o caminho para a atual União Económica e Monetária.
Também para comemorarmos este dia, decorre hoje na BECRE da EB 2,3 de Mondim de Basto o dia do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, encontrando-se patente à comunidade escolar um conjunto de exposições de trabalhos realizados pelos alunos, nas disciplinas que integram o departamento, alusiva ao património cultural nacional e local, seja físico, moral, político, natural ou gastronómico, em articulação com ET, bem como passar em revista os principais acontecimentos deste dia ao longo da história universal.
Ao mesmo tempo que os alunos e professores visitam as diversas exposições podem assistir a um filme de EMRC sobre atividades que a disciplina já dinamizou este ano letivo e a um outro sobre a entrada e percurso de Portugal na EU.
A exposição estará patente até sexta-feira e pode ser visitada por toda a comunidade educativa.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe