Fisgolas
Jornal da Becre do Agr - Mondim de Basto
Pesquisa

1º de dezembro de 1640
Por Licínio Borges (Professor), em 2016/01/261442 leram | 0 comentários | 901 gostam
Assinalou-se no passado dia 1 de dezembro o 375º aniversário da restauração da Independência portuguesa na biblioteca do CEMO.
Assinalou-se no passado dia 1 de dezembro o 375º aniversário da restauração da Independência portuguesa--- no dia1 de dezembro de 1640, quarenta nobres portugueses, em Lisboa, desencadearam uma revolta contra a União Ibérica. A revolta saldou-se em êxito militar pondo termo a sessenta anos de dominação espanhola.
João, 8º duque de Bragança foi aclamado rei com o título de D. João IV dando início à quarta dinastia reinante em Portugal.
 Apesar de atualmente esta data não ser marcada com feriado nacional, o dia histórico foi assinalado no Centro Escolar onde as professoras Prazeres Marante, Sofia Mascarenhas e Manuela Godinho organizaram uma atividade na biblioteca. Aos alunos dos 2ºs J e H e 4ºs J e H com as respetivas professoras Zulmira e Ângela, e diretor Ernesto Vieira foi apresentada uma breve exposição oral acompanhada por painéis ilustrativos do momento histórico que contribuiu para a definição da nacionalidade do povo português.

As professoras da biblioteca


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe