Eu Génio
Jornal da Escola Básica de Eugénio de Castro
Pesquisa

25 DE ABRIL COM MANUELA CRUZEIRO
Por Administradora (Aluno, D), em 2015/05/04483 leram | 0 comentários | 169 gostam
No dia 27 de abril, veio à Escola Básica de Eugénio de Castro a mestre Manuela Cruzeiro (da Universidade de Coimbra) falar sobre o 25 de Abril de 1974 à turma C do sexto ano.
A iniciativa partiu da equipa da biblioteca escolar, que pretendeu promover a biblioteca enquanto espaço de aprendizagem, consolidar e aprofundar conhecimentos sobre temas do programa de 6º ano da disciplina de História e Geografia de Portugal, desenvolver o gosto por iniciativas de caráter científico, despertar o interesse pela História, bem como estimular o empréstimo domiciliário.
A referida equipa foi coadjuvada pelo Grupo de Estágio da ESEC, orientado pela Dra. Isabel Norte, que apresentou a aludida especialista e orientou os alunos, quer na leitura de um poema alusivo ao 25 de Abril de 1974, quer na elaboração de questões a serem colocadas no decurso do evento.
Maria Manuela Cruzeiro, recorrendo a imagens, foi dissertando sobre a liberdade e a falta dela, sobre a educação e a mulher antes da Revolução, entre muitos outros aspetos que manifestam bem como valeu a pena os militares e o povo terem saído à rua naquele dia.
A finalizar, foi respondendo às questões colocadas, com muito entusiasmo, pelos discentes, tendo revelado que naquela data estava em Coimbra “sem estar em desgraça: presa…”, acompanhando os acontecimentos em cafés, já que naquela época as pessoas não tinham televisão, pois os programas que transmitiam limitavam-se a propaganda política.

Pedro Pina


Comentários

Escreva o seu Comentário