A nossa escola
Jornal da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho
Pesquisa

Uma lufada de ar fresco
Por Raquel Domingues (Aluna, 11ºB), em 2014/11/12880 leram | 0 comentários | 171 gostam
José Xavier, conceituado cientista polar, deu uma palestra na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, no dia 4 de novembro de 2014, na qual falou do seu último livro "Experiência Antárctica: relatos de um cientista polar português".
José Carlos Caetano Xavier nasceu a 30 de Abril de 1975, formou-se na Universidade do Algarve com uma licenciatura em Biologia Marinha (1997) e fez um doutoramento na Universidade de Cambridge (1999). Realizou a sua primeira viagem à Antártida com 23 anos e, desde então, realizou mais sete viagens a este continente gelado. José Xavier deu início à sua palestra com a questão “Porque é que os ursos não comem pinguins?”, à qual respondeu no fim da palestra. Ao longo da sua apresentação, explicou o trabalho que realizou na Antártida durante as suas viagens, em conjunto com colaboradores de vários países. Falou sobre as cadeias alimentares no oceano, explicando a sua complexidade, as estratégias de defesa contra predadores que certos animais exibem. De forma a cativar a sua audiência, mostrou o equipamento que usa neste tipo de viagens, penas de pinguins, o bico de uma "Lula Colossal" e várias experiências que teve no decurso das suas expedições. Contou que uma vez, enquanto trabalhavam com os pinguins, o seu aluno de mestrado segurou um pinguim com pouca firmeza. Este, assustado, agitou as asas, agredindo o estudante. “As asas de um pinguim são como réguas”, comentou José Xavier. “Nunca devemos deixar as nossas mochilas no chão ao pé de pinguins”, aconselhou enquanto contava outro episódio que lhe sucedeu também enquanto trabalhava com esta espécie. Uma ocasião, enquanto trabalhava com um pinguim, pousou a sua mochila no chão e, poucos segundos depois, um pinguim agarrou-a e atirou-a ao ar. Quando reparou que a sua mochila já não estava ao pé de si, comenta que a viu a “voar” de um lado para o outro na colónia de pinguins.
No fim, retornou à questão inicial, respondendo que os ursos polares não comem pinguins porque uns apenas habitam o Ártico (ursos polares) e os outros apenas habitam na Antártida (pinguins). No final da palestra, o cientista disponibilizou-se ainda a dar autógrafos, tirar fotografias e a responder a perguntas de vários alunos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe