A nossa escola
Jornal da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho
Pesquisa

A Luz – A descoberta da radiação infra-vermelha
Por Paulo Braumann (Professor), em 2015/05/181752 leram | 0 comentários | 1046 gostam
A luz é algo de que desfrutamos todos os dias, permite-nos ver e atribuir cores aos diferentes objectos e naturezas da vida.
Diogo Martins, 10ºD
Hoje em dia sabemos que o olho humano consegue ver apenas luz compreendida entre 400 nm (violeta) e 700 nm (vermelho), à qual chamamos “luz visível”, mas que existem muitas outras radiações para além desta. Eu pergunto-me quantas pessoas saberão como chegamos a estas informações, que hoje em dia são tão óbvias. Não tendo resposta, vou apenas contar aquilo que sei:
No século XVII Isaac Newton descobriu que a luz solar (ou “luz branca”) é uma mistura de todas as cores do arco-íris e deu à exposição de cores o nome de “spectrum” (= espetro) que em latim significa “fantasma”. Mas Newton não avançou mais nas pesquisas relacionadas com a luz. Apenas 150 anos depois, um cientista chamado William Herschel interessou-se pelas pesquisas de Newton. Herschel sabia que a luz era uma mistura de diferentes cores e sabia também, tal como todos os outros, que a luz do Sol é quente. Então Herschel questionou-se se algumas cores da luz transportariam mais calor que outras. Para obter uma resposta, Herschel realizou uma experiência: numa sala escura, apenas com uma entrada para a luz, onde teria colocado um prisma que separava as diferentes cores da luz solar numa mesa. No topo dessa mesa estava uma folha branca com três termómetros nela pousados, um termómetro situado junto das luzes roxa e azul, outro nas laranja e vermelha e o ultimo termómetro, estava para lá da luz vermelha (fora do espetro), não estando iluminado pela luz solar esse termómetro era o seu controlo. O controlo em qualquer experiência comprova sempre o fator a ser testado, assim sabe-se que o que se testa é mesmo responsável pela observação. Então Herschel aguardou para que a luz solar pudesse aquecer os termómetros e, algum tempo depois olhando para os resultados, observou que a luz vermelha era mais quente que a luz azul (pois o termómetro situado na luz vermelha estava a uma temperatura mais elevada que o termómetro situado na luz azul). Depois de registar os dados observados reparou que o termómetro situado fora do espetro também tinha aquecido e estava mais quente que o termómetro da luz vermelha! Descobriu então uma nova espécie de luz, os infra-vermelhos (infra = abaixo), uma descoberta que revolucionou o curso da humanidade, pois levou a muitas outras descobertas relacionadas com radiações para além da luz visível.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe