A nossa escola
Jornal da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho
Pesquisa

Miragens
Por Paulo Braumann (Professor), em 2015/05/171441 leram | 0 comentários | 236 gostam
As miragens que vimos nos desenhos animados, em que um viajante em pleno deserto, cansado e com sede, avista um grande lago rodeado de palmeiras, não existem, são apenas fictícias.
Marta Rodrigues, nº15, 10ºC
As verdadeiras miragens são um fenómeno óptico que ocorre na atmosfera e não, como as pessoas pensam, alucinações provocadas por uma extensa exposição ao sol.
Este fenómeno denomina-se de refração da luz, ou seja, o desvio dos raios da luz. A luz sofre vários desvios quando atravessa meios com diferentes densidades, por exemplo a água e o ar ou um ar mais frio e um mais quente, ou quando passam através de lentes.
Podemos observar dois tipos de miragens: as miragens inferiores e as miragens superiores.

MIRAGENS INFERIORES
Estas miragens acontecem com frequência nas estradas em dias de muito calor.
A grande distãncia temos a sensação de que o asfalto da estrada está molhado, pois vimos um veículo refletido neste. Mas à medida que nos vamos aproximando percebemos que a estrada está completamente seca.
Isto ocorre devido à formação de uma camada de ar mais quente junto ao solo, nos dias de mais calor. Este ar é menos denso que o ar que se encontra na camada superior, um ar mais frio. Como os raios da luz propagam-se mais rapidamente no ar quente, estes curvam-se para cima.
Porém o nosso cérebro interpreta que a luz percorre um caminho retilíneo, assim o que nós realmente vimos é a imagem do objeto invertida, como se estivesse refletido, neste caso, em poças de água sobre a estrada. Assim a água é ilusão, mas a imagem é real.

MIRAGENS SUPERIORES
As mirangens superiores são um tipo de miragem mais raro, típicas de regiões polares ou de água muito fria, consequentemente muito difíceis de se avistarem.
Ao contrário das miragens inferiores, estas ocorrem por uma distribuição de temperatura inversa, ou seja, uma camada de ar mais frio junto ao solo e uma camada superior, de ar mais quente.
Nestas miragens o objeto é visto muito acima da de onde realmente se encontra, por exemplo, podemos ver um barco a flutuar no ar ou podemos vê-lo mais alto do que realmente é.
Nas miragens marítimas também podemos observar a imagem de um objeto invertida, devido à curvatura da Terra, ou ainda, suspensa no horizonte.
É das miragens marítimas que ocorreram as lendas de navios fantasmas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe