Em linha
Jornal da Escola Básica Luís António Verney
Pesquisa

Exposição “ESO – 50 anos”
Por Jornal Lav (Professor), em 2017/05/021109 leram | 0 comentários | 157 gostam
A “Exposição “ESO – 50 anos”, um iniciativa dedicada ao meio século de existência do Observatório Europeu do SUL (ESO), encontra-se patente até ao dia 20 de Maio, no átrio da Escola EB 2,3 Luís António Verney.
O ESO é uma organização científica que agrupa vários estados europeus, incluindo Portugal, e ainda o Brasil e o Chile, e dedica-se à construção e operação de telescópios para a pesquisa astronómica. Este observatório localiza-se no deserto de Atacama, um planalto chileno extremamente seco, onde a atmosfera apresenta excelentes características para a observação do céu noturno. Fundado em 1962, possui atualmente instrumentos em atividade em três locais do deserto de Atacama.
A exposição dá a conhecer a todos os interessados algumas das muitas deslumbrantes vistas do Universo que os seus instrumentos obtiveram ao longo dos anos. Pretende-se desta forma continuar a fomentar o gosto pela ciência, motivar para o estudo da evolução do Universo, sem esquecer a contribuição da investigação neste campo para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas no quotidiano. Salienta-se ainda a importância da observação do céu noturno, considerado património da humanidade.
A exposição, disponibilizada e desenvolvida pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, encontra-se aberta a todos os elementos da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Luís António Verney.

Prof. Alexandra Aguiar

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe