Em linha
Jornal da Escola Básica Luís António Verney
Pesquisa

A lenda da escola de Luís António Verney
Por Cristina Amaro (Professora), em 2016/11/08514 leram | 0 comentários | 203 gostam
Os alunos do 5º2ª estiveram a ler lendas nas aulas da professora Elsa Marques. Surgiu um desafio: como explicar o nome da nossa escola situada no bairro da Madre de Deus?
Há muito tempo atrás, havia um homem chamado Luís António Verney que gostava de estudar. Quando ele era criança, observou muitos professores a bater nos seus alunos. Também ele tinha sofrido castigos. Quando isto acontecia, ele sentia uma raiva e uma tristeza profundas: raiva dos professores baterem nos alunos e tristeza pelos seus colegas. Numa tarde, o Luís António chegou a casa e disse ao pai:
- Quando eu for grande, vou arranjar uma maneira de mudar a atitude dos professores e o ensino! Papá, amanhã não vou à escola. Quero ir contigo.
- Vou ter de ir tratar de uns assuntos no Bairro da Madre de Deus. Podes vir comigo, mas tens de me contar o que se passou na tua escola e, depois de amanhã, terás de regressar aos estudos, porque os estudos são muito importantes.
No dia seguinte, no Bairro da Madre de Deus, o Luís António conheceu uma menina chamada Maria que lhe mostrou o bairro. Quando chegaram ao mercado, a Maria perguntou-lhe:
- O que diz ali naquela placa?
- Mas tu não sabes ler? – estranhou o Luís.
- Não… as raparigas não vão à escola. – respondeu tristemente e a corar de vergonha.
Anos depois, já adulto, ele escreveu um livro sobre as melhores formas de ensinar as crianças e jovens, sem violência física. Ele acreditava que quando os alunos estão a aprender, deviam experimentar para tirar melhores conclusões, em vez de só ouvir a explicação dos professores. Ele defendia que as meninas também deviam aprender a ler, a escrever e a pensar. Esta ideia espantou muita gente na sua época, porque não era comum as meninas estudarem.
O livro do Luís António foi muito importante. Até o rei o leu e o seu ministro fez uma reforma no ensino. A Maria contou aos seus netos a história do Luís António que mudou o ensino em Portugal. Os seus descendentes sempre souberam da importância do livro escrito pelo Luís António Verney.
Muitos e muitos anos mais tarde, construíram-se muitas escolas. Uma dessas escolas novas situava-se no bairro Madre de Deus, o bairro onde a Maria sempre viveu e onde viveram sempre todos os seus descendentes.
E é por isso que a nossa escola se chama Luís António Verney.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe