Despertar.com
Jornal da Escola Básica 2, 3 D. Pedro Iv
Pesquisa

INES - Batalho do Ciberespaço
Por Biblioteca Escolar D. Pedro Iv (Professora), em 2016/03/06333 leram | 0 comentários | 154 gostam
INES - Batalha do Ciberespaço é uma aplicação promovida pelo Centro Internet Segura que mesmo sendo um jogo tem uma forte componente lúdica. O objetivo passa por ensinar os jovens sobre os perigos a evitar na ‘grande rede’.
O Centro Internet Segura oficializou o lançamento de uma nova ferramenta que permite colocar os jovens em contacto com os perigos da Internet - mas sem qualquer perigo e com uma boa dose de ensino. Os inimigos na aplicação INES - Batalha do Ciberespaço são os mesmos da vida real digital: vírus, trojans, malware, publicidade abusiva, worms e spam.
O jogo consiste no conceito de tower defense onde há um labirinto através do qual as ameaças vão avançando. A única forma de impedir é através da colocação estratégica de defesas ao longo do percurso. Mas esta é a parte do jogo.
Para que o utilizador possa recuperar parte da sua vida terá depois de responder a questionários e é aqui que entra a parte lúdica. O quiz ajuda a perceber se a criança conhece alguns conceitos de segurança digital e se não os tiver, o objetivo é que os venha a aprender.
Para ajudar nesta tarefa existe a opção 'Glossário' onde a criança pode aprender novas palavras ou rever as definições de alguns conceitos. O título foi desenvolvido a pensar em jovens com 12 ou mais anos de idade. O projeto conta ainda com um financiamento da Comissão Europeia.
A aplicação está disponível para Android, iOS e Windows de forma gratuita.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe