Despertar.com
Jornal da Escola Básica 2, 3 D. Pedro Iv
Pesquisa

O Bullying
Por Francisca Costa (Aluna, 7ºF), em 2015/12/11440 leram | 0 comentários | 140 gostam
O Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão.
Uma das formas mais comuns de bullying é a que acontece na escola. Em quase todos os países do mundo, o bullying na escola é um problema crónico.
As formas de agressão entre os alunos são variadas e podem acontecer em quase todos os níveis de escolaridade, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário.
Há vários tipos de bullying:bullying físico (bater, agredir, dar pontapés, dar encontrões e puxões); bullying verbal (ameaçar, arreliar, iniciar rumores e fazer comentários agressivos); exclusão das atividades (exclusão do agredido de participar nas atividades em que todos particpam).
Segundo os psicólogos, o bullying perturba as aprendizagens e afeta os comportamentos dentro e fora da escola.
Quando agredidas pelo bullying, as pessoas revelam distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, depressão e/ou transtornos alimentares. apresentam sintomas, como:
Em muitos casos as vítimas recorrem a tratamentos psicológicos, como terapias para suavizar e superar as marcas deixadas pela agressão.
Por isso, evita praticar este ato maldoso. Se o estás a sofrer, pede ajuda. Avisa os teus pais, professores ou mesmo o diretor da escola, para que tomem conhecimento e possam intervir.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe