Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

Racismo no Brasil
Por Williams-sarah (Aluna, 1°C), em 2014/11/27537 leram | 8 comentários | 141 gostam
O que é racismo?.....
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado nas diferenças entre as pessoas.

Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.

Com isso, percebe-se como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso.

Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas.
Pode acontecer em forma de piadas, xingamentos, ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. A verdade é que nenhum lugar está protegido do racismo.
 
Fonte:


Comentários
Por Felipe Almeida (Aluno, 9ano b), em 2015/04/16
Acho desnecessário isso. Racismo é uma palavra que não deveria existir no vocabulário, mas o fato é que nem todos pensam igualmente. Se tem algo mais ridículo é uma discriminação pela cor da pele.
Por Douglas Garcia (Aluno, 1ano e), em 2015/04/16
As pessoas deveriam se conscientizar mais e parar com preconceitos, pois isto não vai nos levar a lugar nenhum... Se levar, é para a prisão.
Por Lucas Soares (Aluno, 1 ano a), em 2015/04/16
Pra que isso ? Racismo! Todos somos iguais e o que nos diferencia um pouco são simplesmente nossos gostos !
Por Danicleycosta (Leitor do Jornal), em 2015/04/16
é lamentavel que em pleno século 21 ainda exista racismo,no fundo somos todos uma raça, a raça humana.
Por Giovanna Lopes (Aluna, 3ª B), em 2015/04/16
Saibam todos que racismo não leva ninguém a lugar nenhum, apenas pra prisão!
Por Marcos Santos (Aluno, 2 ano B), em 2015/04/16
As pessoas têm que parar com isso, porque somos todos iguais. Se as pessoas tivessem essa consciência, o Brasil seria o melhor país do mundo.
Por Ligia Oliveira (Aluna, 2 anoB), em 2015/04/16
RACISMO É UMA PALAVRA MUITO FORTE E QUE MUITOS NÃO LEVAM A SÉRIO.
Por Vanessa de Sà Oliveira (Aluna, 2 ANO D), em 2016/05/09
Somos todos iguais independente da cor.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe