Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

Como Denunciar a Violência Doméstica na Quarentena
Por Pâmela Oliveira (Aluna, 2 ano C), em 2020/06/15280 leram | 0 comentários | 111 gostam
Infelizmente, inúmeras mulheres sofrem violência doméstica diariamente. E com o isolamento social os casos aumentou,desse modo elas se unem para se ajudar e os estabelecimentos e lojas cria novas maneiras de denúnciar o agressor.
Estão predito cinco formas de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: Física,psicológica,moral,sexual e patrimornial.

No Brasil, os índices já eram bastante acentuados antes da pandemia: de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, a cada dois minutos uma mulher realiza registro policial por violência doméstica no país.

Com o isolamento social por causa do covid-19, os casos de violência aumenta. A presença do homem e da mulher em casa ficando mais tempos juntos ainda mas de forma forçada, sem que possa trabalhar,sair com os amigos e cumprir suas rotinas acabam ficando mais tensas e acentuando conflitos e promovendo a violência.

Desse modo,o medo de denunciar é ainda maior e muitos dos casos acaba não sendo notificado. Porém pensando nessa necessidade de ajudar,existe novas formas de denunciação: discando o 180; a loja Magazine Luiza disponibilizou no seu aplicativo um botão para denunciar; em algumas farmácias se a mulher amostra um "X" vermelho na mão ao farmacêutico, ele acionará a polícia.

Se você sofre violência doméstica ou sabe de alguém, é importante que seja forte,DENUNCIE, e preste apoio a vítima.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe