Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

EAD na educação pública
Por Nara Ramos (Aluna, 3 ano), em 2020/06/15282 leram | 0 comentários | 118 gostam
Proposta de governos municipais e estaduais para salvar o ano letivo,com o ensino a distância (EaD) esbarra na desigualdade social.
Em um país em que 42% dos lares não possuem computador, a proposta de governos estaduais e municipais de dar continuidade ao ano letivo da educação com EaD (ensino a distância) é um prenúncio de ampliação das desigualdades sociais e exclusão de grande parte dos estudantes do acesso às aulas. Pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, demonstra o que professores e pesquisadores da educação vêm afirmando desde que essas iniciativas foram apresentadas devido à suspensão das aulas em meio a pandemia de coronavírus.


“Nós estamos falando de uma realidade em que a gente acha que todo mundo tem acesso à internet. Não é verdade. Nós temos pesquisas que apontam, aqui no Distrito Federal, onde está a capital do país, 90% dos estudantes têm acesso e fazem uso do WhatsApp. Que ele tenha uma internet, não significa que seja uma boa internet para acessar a plataforma do EaD. Muitas famílias não têm sequer televisão em casa, imagina ter uma boa internet”, argumenta a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação Rosilene Corrêa Lima.

Inúmeros estudantes passam por dificuldade absurdas, ter internet em casa não é um dos privilégios para todos.

https://www.redebrasilatual.com.br


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe