Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

Idosos na quarentena
Por Steffany Almeida (Aluna, 2 ano 'B'), em 2020/05/22197 leram | 0 comentários | 101 gostam
Como os idosos estão no grupo de risco por conta da Covid=19, a OMS (Organização mundial de saúde) tem recomendado que eles fiquem em casa, mas quais são as consequências desse isolamento?
Nessa fase de nossas vidas onde passamos por grandes transformações, segundo os psicólogos o sentimento de solidão aumenta, se tornando pior para quem já passou dos 60 anos fazendo com que o impacto do isolamento seja ainda maior.
Porém antes mesmo da pandemia os idosos já sofriam com a solidão. A taxa de envelhecimento da população e a quantidade de idosos vivendo em casas de repouso sendo muitas vezes esquecidos pela família, tem aumentado cada vez mais, e agora com a mudança de cenário muitos tiveram sua rotina interrompida por terem que ficar em casa. E toda essa solidão pode aumentar o risco de doenças crônicas como colesterol, pressão alta entre outros, também afeta a imunidade, além do alto risco de desenvolver doenças psicológicas como ansiedade e depressão.
Acontece que com o isolamento as pessoas tendem a ficar mais ansiosas e estressadas e nos idosos isso pode ser ainda pior, por isso é muito importante os idosos serem acompanhados pelos profissionais de saúde e por seus familiares. Afinal não é porque estamos isolados que não podemos fazer companhia um ao outro, por isso seja por chamadas de vídeo, ligações ou qualquer outro meio de comunicação tente falar com seus pais, avós, tios ou até mesmo idosos de algum lar de repouso da sua idade. Nesse momento tão conturbado de nossas vidas uma boa conversa pode fazer muito bem não só a mente, mas também ao coração.



Fonte:http://previva.com.br/impacto-do-isolamento-social-em-idosos/

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe