Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

MAIS DA METADE DO BRASIL SE RECUPERA DO COV-19
Por Gabriel de Almeida Araújo (Aluno, 9 ano a), em 2020/05/19213 leram | 0 comentários | 43 gostam
Cálculos do Ministério da Saúde, que consideram apenas casos confirmados, indicam que 14.026 pessoas se recuperaram da doença até A ultima terça
Pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (14) uma estimativa de pacientes curados da covid-19. Segundo a pasta, são 14.026 pessoas (55% do total dos casos diagnosticados até hoje).
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, salientou que este número pode ser muito maior, já que só se pode falar de pacientes curados dentre os casos confirmados, que são 25.262 nesta terça-feira.

Desse total, excluem-se os óbitos (1.532) e os pacitens que ainda se encontram internados. Ao todo, 9.704 estão hospitalizadas, sendo que algumas ainda aguardam resultado dos exames

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente se forem idosos e doentes crônicos e infermos.
Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período (normalmente entre duas e três semanas) são considerados recuperados.
Anticorpos
Paralelamente, o Ministério da Saúde vai iniciar um estudo, na próxima semana, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para testar por amostragem os anticorpos da população daquele estado.
Esse processo de investigação epidemiológica é especialmente importante no caso do corona porque estudos indicam que 86% dos infectados são assintomáticos.

Desta forma, acredita-se que uma parcela da população já pode ter anticorpos contra o vírus. O objetivo é saber pela amostragem qual seria esse percentual.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que o contato com o vírus é como uma "autovacinação".

"Tem muita gente assintomática e [que] ganha anticorpo, tem muita gente com forma leve que é [positivo para] corona e nem procura atendimento."
s primeiras pistas de que uma vacina pode treinar o sistema imunológico das pessoas para combater o novo coronavírus foram relatadas por uma empresa americana.

A empresa Moderna disse que anticorpos neutralizantes foram encontrados nas oito primeiras pessoas que participaram de seus testes clínicos.
Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.
Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, siga as seguintes recomendações:

*Fique em isolamento domiciliar.
*Utilize máscara o tempo todo.
*Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
*Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
*Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
*O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
*Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
*Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores da devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:

*Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.
*Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
*Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.
*Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe