Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

Feminicídio
Por Karina Alves (Aluna, 9°Ano U), em 2020/05/19350 leram | 0 comentários | 119 gostam
Este artigo aborda algumas informações sobre o feminicídio,aqui você achará o que significa,sobre a lei,consequências,motivos e causas...

 Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima -misoginia-, mas as definições variam dependendo do contexto cultural.O Brasil institui o crime de feminicídio com a Lei nº 13.104, conhecida como Lei do Feminicídio, promulgada pela presidente Dilma Rousseff em 9 de março de 2015. Tornou o feminicídio um homicídio qualificado e o colocou na lista de crimes hediondos, com penas mais altas. Assim, para um homicídio simples, a pena varia entre 6 e 20 anos. Para o feminicídio, de 12 a 30 anos.

 Um crime é considerado feminicídio quando for cometido contra uma vítima por ela ser do sexo feminino. Segundo a lei, para ser considerado feminicídio, as situações devem envolver violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Mas o que isso significa exatamente? Significa que houve uma situação de dominação ou humilhação, sendo o autor do crime conhecido ou não da vítima.

 Mulheres morrem assassinadas por parceiros ou ex, por familiares, por desconhecidos, estupradas, esganadas, espancadas, mutiladas, negligenciadas, violadas por instituições públicas, invisibilizadas: mulheres morrem barbaramente todos os dias no Brasil. Mortes anunciadas seguem acontecendo, mas os feminicídios não se convertem em uma realidade intolerável para o Estado e nem para grande parte da sociedade, que por ação ou omissão são cúmplices da perpetuação de agressões contra as mulheres que culminam em mortes.

 A violência contra a mulher traz consequências negativas nos âmbitos físico, psicológico e até social. A lei do Feminicídio buscou dar um tratamento mais severo aos homicídios que vitimam mulheres, a lei não só trouxe o crime de feminicídio para o rol dos homicídios qualificados, inserindo-o no parágrafo segundo do art. 121 do Código Penal brasileiro, como também vinculou este crime ao rol taxativo dos crimes hediondos. Mas mesmo assim, a cada uma hora e meia um homem assassina uma mulher no Brasil. E o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países em que mais ocorre feminicídio no mundo.

Disque e denuncie 180!

Fontes;

https://pt.m.wikipedia.org
https://brainly.com.br
https://www.uol.com.br
https://stoodi.com.br>
https:dossies.agênciapatriciagalvao.org.br

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe