Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

"Caso Araceli" 18 de Maio de 1973
Por Mailton Lima (Aluno, 2 ano BM), em 2020/05/18194 leram | 0 comentários | 98 gostam
A menina, Araceli Crespo, de apenas 8 anos que foi violada e brutalmente assassinada em 1973 marcou o início da busca por exploradores sexuais de crianças e adolescentes no Brasil.
Hoje, dia 18 de maio de 2020, faz 44 anos que Araceli uma criança de somente 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Esse caso permanece até os dias atuais, sem solução. Ele foi o marco inicial para alertar a população dos riscos que a infanto- juventude passa. Dessa forma, o dia 18 de maio foi intitulado o Dia Nacional ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
  Apesar desse fato cruel, ele serviu para que fosse criado diversas campanhas sobre a violação sexual direcionada as que ocorrem na infância e adolescência. Uma dessas é a "Faça Bonito" que com o apoio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o Conselho Tutelar realiza campanhas e palestras em vários lugares e por vários meios. O foque dessa publicação são as escolas de ensino fundamental e médio, com vistas a informar os tipos de assédio e abuso e desmistificar alguns conceitos preexistente, tal como o de, apenas estranhos abusam da criança.
  O Brasil após o incentivo do combate ao abuso e exploração sexual infantil percebeu que o caso de Araceli não era isolado. O país de 2011 a 2017 registrou 203.275 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, apenas pelo disque denúncia do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos(MDH). Logo, fica evidente que apesar dos esforços feitos e resultados significativos, ainda há muitas batalhas para serem vencidas.
  Sendo assim, o dia 18 de maio representa mais 24 horas de luta contra esses crimes que ferem a dignidade humana. Representa mais 86400 segundos de reflexão e informação para as pessoas acerca desse tema e os seus perigos. Representa mais um dia dos 365 que há alguma luta para que a sociedade torne segura.

IMAGEM 1 : https://www.joaodias.rn.gov.br/informa.php?id=18
IMAGEM 2( ARTE/TV GAZETA) : https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/caso-araceli-completa-44-anos-e-misterio-sobre-a-morte-permanece-no-es.ghtml

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe