Jovens em Ação
Jornal do Centro Educacional Machado de Assis
Pesquisa

OUTRAS PANDEMIAS MORTAIS ALÉM DO CORONAVÍRUS
Por João Freitas (Aluno, 2° ANO B), em 2020/05/18171 leram | 0 comentários | 103 gostam
Desde a antiguidade pandemias marcam a história das sociedades. Segundo estudos científicos, a questão não é se terá outra pandemia, e sim de quando isso irá acontecer.
Peste de Atenas

Começando da antiguidade temos, ainda lá na Grécia antiga, uma doença que estima-se ter matado cerca de 35% da população. Nomeada Peste de Atenas essa pandemia foi registrada pelo grego Tucídides que era um historiador.
Segundo o estudioso a doença teve início na zona portuária de Atenas, tendo diversos efeitos colaterais também na Guerra do Peloponeso, onde diversos soldados foram dizimados de maneira fulminante, entretanto historiadores atuais acreditam que o que ocorreu em Atenas foi mais um surto de peste bubônica.

Peste Negra

Pulando agora para a idade média com foco para a doença chamada Peste Negra ou Peste Bubônica. Onde cerca de 1/3 da população europeia foi acometida da Peste. Basicamente essa enfermidade era transmitida pelas pulgas que passavam de ratos para os seres humanos devido a o precário serviço de saneamento básico da época, facilitando a locomoção de animais transmissores de zoonoses.

Gripe Espanhola

Passando a outra pandemia mais atual e mortal chegamos a Gripe Espanhola que durou cerca de 1 ano (1918 - 1919) acredita-se que essa gripe tenha matado mais pessoas do que a Primeira e a Segunda Guerra Mundial juntas. Segundo estudos cerca de 50 milhões de pessoas foram mortas em todo o mundo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe