Boa onda
Jornal do Agrupamento Escolas Gândara Mar - Tocha
Pesquisa

9º A e B – duas experiências na Biblioteca Escolar
Por João Paulo Martins (Professor), em 2013/05/061769 leram | 0 comentários | 641 gostam
Para o 9º ano, turmas A e B, a Biblioteca Escolar promoveu a realização de duas atividades, uma relacionada com o 25 de Abril, a outra ligada à problemática dos Direitos de Autor, as quais decorreram nos dias 30 de abril e 6 de maio, respetivamente.
Em articulação direta com a professora Fátima Gil, a Biblioteca levou a cabo uma sessão com Vasconcelos Maia, que cativou os alunos com as suas vivências pessoais do período pré e pós-revolucionário. Evocaram-se episódios da sua vida enquanto estudante e profissional, descreveu-se o contexto (consequências da ditadura, da guerra colonial, escolaridade baixa, repressão …), fazendo dos 45 minutos de cada sessão, uma excelente oportunidade para complementar o que foi tratado na disciplina de História a propósito deste período.

Para estas duas turmas, a BE agendou, igualmente, uma sessão com o Dr Lucas Serra, Assessor da Administração e Diretor dos Serviços Jurídicos da Sociedade Portuguesa de Autores, que se deslocou à nossa biblioteca para falar dos Direitos de Autor. Na palestra que proferiu, abordou o conceito, falou da dualidade da natureza dos direitos de autor (patrimonial e moral), exemplificou situações de violação destes direitos e suas consequências.

Ambas as atividades permitiram a partilha de experiências e contribuíram sobremaneira para o alargamento das experiências de aprendizagem dos alunos, sensibilizando-os para a importância da preservação da liberdade, bem como para a necessidade de uma conduta de responsabilidade e de respeito pelo trabalho alheio.

A Biblioteca Escolar agradece, mais uma vez, a presença dos oradores convidados e a colaboração dos professores e alunos para o sucesso destas iniciativas de complemento curricular.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe