Boa onda
Jornal do Agrupamento Escolas Gândara Mar - Tocha
Pesquisa

Plogging na Praia da Tocha
Por Ana Luísa Melo (Professora), em 2019/04/09372 leram | 0 comentários | 94 gostam
No próximo dia 06 de Abril de 2019 decorrerá, na Praia da Tocha, o I TOCHA PLOGGING, um evento dinamizado pela Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha.
Esta atividade conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Cantanhede, da Junta de Freguesia da Tocha e da INOVA, em parceria com várias Associações e Empresas da região.
Esta iniciativa solidária tem como principal objetivo a angariação de fundos, mas também a promoção da prática de atividade física, como a caminhada e corrida, e o desenvolvimento de uma consciência cívica e a cultura ecológica para a preservação da Natureza, através da recolha de lixo.
O PLOGGING é uma atividade que surgiu na Suécia em 2016, em que se apanha o lixo do chão enquanto se pratica jogging. O nome PLOGGING resulta precisamente da junção da palavra sueca “plocka upp”, que significa apanhar do chão, com a palavra inglesa “jogging” que significa correr.
A organização espera que esta tendência ganhe raízes na Tocha e que seja a primeira de muitas iniciativas com periodicidade anual. Acalenta também a esperança "que possa contribuir para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.”
Esperam também “que esta iniciativa, por ser um relevante e indiscutível desafio de cidadania, possa também vir a ser replicada um pouco por todo o Concelho, com todos os benefícios comunitários daí resultantes.”
O I TOCHA PLOGGING terá 2 circuitos, o Circuito A, com cerca 2km, na zona Sul da Praia da Tocha e o Circuito B, um percurso com aproximadamente 3 km, na zona Norte da Tocha.
Todos os interessados em participar deverão inscrever-se previamente na página do Facebook, https://runmanager.net/Eventos/i-tocha-plogging/420/Intro, até às 10.59h do próprio dia.

Sara Oliveira
03/04/2019

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe