As Gralhas
Jornal da Escola Básica de Odiáxere
Pesquisa

As Formigas
Por Quarto Ano (Aluno, 4.º AB), em 2018/04/244037 leram | 0 comentários | 155 gostam
As formigas andam em fila indiana. Sabes porquê?
Curiosos, fomos pesquisar e ficamos a saber que as formigas quando se deslocam libertam uma substância chamada feromônio. Essa substância vai marcando o caminho de ida e volta, entre a comida e o formigueiro.
A formiga que vai à frente, procura o alimento e quando o encontra, emite um som e todas as outras, em fila indiana, vão até lá, guiadas pelo feronômio.

Também ficamos a saber que as formigas fazem parte do grupo de insetos mais popular do mundo. Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas. Só não existem formigas, nas regiões polares.

As formigas são insetos que vivem em sociedade. Cada formiga possui uma função dentro da colónia. As tarefas são divididas entre todas: umas são responsáveis pela segurança, outras fazem os túneis do formigueiro e outras procuram os alimentos. Em cada colónia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e podem viver até 18 anos. A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial e o macho morre. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem as asas.

A alimentação das formigas depende da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas come de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.



                                  Grupo:Anamar, Beatriz Cristino, Joana e Tiago

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe