As Gralhas
Jornal da Escola Básica de Odiáxere
Pesquisa

Visita da escritora Sofia Furtado
Por Terceiro Ano (Aluno, 3.º Y), em 2017/05/19956 leram | 0 comentários | 244 gostam
A escritora Sofia Furtado, autora do livro "Mel, uma abelha especial" esteve na nossa escola.
Hoje tivemos na nossa escola a escritora Sofia Furtado e o apicultor Simão. A escritora contou-nos a história do seu livro "Mel, uma abelha especial".
O livro é sobre uma abelha, a Melissa, que tinha muitas dúvidas sobre a sua importância. Embora todos os animais dissessem que ela era muito importante, a Melissa não se convencia. Quando foi ao médico, o Dr. Zangão, Melissa descobriu que não tinha ferrão. Ficou muito aflita, mas o Dr. explicou-lhe que as abelhas não eram todas iguais, mas que todas eram muito importantes. Apesar disto, Melissa andava triste. Começou a chorar, até que apareceu um menino, o Pedro. De início, teve receio que ele lhe fizesse mal, mas o Pedro explicou-lhe que nunca faria isso pois gostava muito de animais. Depois de uma longa conversa, onde cada um falou de si, tornaram-se amigos. Até que certo dia, o Pedro levou-a à sua escola, dentro de uma caixinha de fósforos. Nesse dia a aula foi sobre abelhas e sem que ninguém a visse, a Mel, como gostava de ser tratada, ouvia tudo com muita atenção. Ela ficou espantada, pois finalmente percebeu que o seu trabalho era muito importante.

Também nós ficamos a saber que as abelhas são muito, mas muito importantes para o planeta. Para além de produzirem o mel, a geleia real e a cera, as abelhas são essenciais para a vida de todos os seres vivos. São elas as responsáveis pela polinização das plantas e se desaparecessem, a vida do ser humano também acabaria. Por isso, tal como o Pedro, temos de proteger as abelhas.

Foi também muito interessante o que apicultor Simão nos ensinou sobre as abelhas. Mostrou-nos alguns instrumentos usados pelos apicultores e a roupa que usam para se protegerem.

                                           Guilherme, Ricardo e Rodrigo Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe