As Gralhas
Jornal da Escola Básica de Odiáxere
Pesquisa

Dia de Reis
Por Terceiro Ano (Aluno, 3.º Y), em 2017/01/10774 leram | 0 comentários | 152 gostam
Tradições do Dia de Reis pelo mundo
No Dia de Reis trabalhamos o texto “O bolo-rei”, construímos coroas e fizemos algumas pesquisas sobre as comemorações do Dia de Reis pelo mundo.
Começamos pelo nosso País. Aqui é tradição as pessoas andarem de porta em porta para cantarem "As janeiras".
Em Espanha, as crianças recebem presentes neste dia e em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, que se chama “Cavalgada de Reis” e simboliza o caminho dos reis magos depois do nascimento de Jesus.
Em França, come-se a “Galette des rois” que tem um brinde no interior. Costuma ter, também, uma coroa e a tradição diz que quem encontrar o brinde será rei, pelo menos por uma noite.
Na Hungria, as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedir moedas.
Na Alemanha, as crianças disfarçam-se de Reis Magos, tal como acontece na Hungria e escrevem as iniciais do nome nas portas da casa.
No Brasil, fazem-se festas onde se serve comida típica de cada região. Acontecem festivais com grupos de músicos e bailarinos, aos quais chamam Companhias de Reis e cantam músicas relacionadas com a época.
Em Porto Rico, as crianças recolhem ervas ou folhas no pátio da casa e colocam numa caixa ao lado da cama. Conta a tradição que os camelos se alimentavam com essas folhas e os Reis Magos deixavam um presente como recompensa.
Em Cuba, dia 6 de Janeiro, desde o tempo da colonização espanhola dava-se folga aos escravos e estes saíam à rua para dançar ao som dos tambores.
No Peru, antigamente, davam presentes às crianças. Hoje em dia, faz-se uma festa familiar, chamada “Bajada de Reyes”, na qual se desmonta o presépio.
 


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe