A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

VISITA A SANTIAGO DE COMPOSTELA
Por Paula Costa (Professora), em 2015/04/23687 leram | 0 comentários | 150 gostam
A visita de estudo a Santiago de Compostela realizou-se no dia 11 de abril, e destinava-se aos alunos que frequentam a disciplina de EMRC, leccionada pela professora Teresa Viana.
Eram exatamente 5:00 horas da manhã, quando o meu despertador disparou para me avisar que estava na hora de me preparar para aquilo que iria ser a minha última visita de Moral, como aluna do 9º ano. Logo uma enorme nostalgia se apoderou de mim, enquanto me preparava e me encaminhava para a escola. Cheguei uns 5 minutos antes da partida do autocarro, que seria às 6:00 hora e encaminhei-me para junto das minhas amigas, que se encontravam praticamente a dormir, por ser tão cedo. Despertei-as com a minha boa disposição e a minha felicidade, e logo nos encaminhámos para o autocarro, que iria ser o nosso companheiro durante as próximas horas. Assim, demos início à nossa viagem!
   Felizmente, apesar de ser bastante cedo, os alunos do 8º ano que nos iam a acompanhar estavam tão bem dispostos quanto eu, portanto não houve tempo nem espaço para uma breve dormida, pois quanto mais alto o sol se punha, mais alto as nossas vozes cantavam, acompanhando a voz do rádio. Fizemos uma paragem de meia hora, a meio do caminho, onde deu para esticar as pernas, e onde os mais gulosos foram comprar bolachas. Chegámos ao nosso destino por volta das 10 horas, e encaminhámos-nos para o Museu do Povo Galego. Foi uma visita bastante interessante, pois o museu estava repleto de exemplos das tradições daquela região. Pudemos ver quais os trajes usados pelas mulheres no casamento, e também os fatos típicos de Carnaval. Havia igualmente amostras históricas de tradições e explicações para todas elas. Após a visita a este museu, fomos passear pelas maravilhosas ruas de Santiago, até à zona histórica. Posso admitir que nunca esperaria que Santiago fosse repleto de tanta beleza. Para todo o lado que nós olhávamos, só víamos muros antigos, em que cada pedra contava uma história daquela região. Todas as flores, que de uma forma alternada se espalhavam pelos muros, eram símbolos da paz que aquela terra representava, pois é uma terra santa. Passámos pelo centro da cidade, onde pudemos observar que a bicicleta é muito usada por estes espanhóis, tal como o facto de a maioria deles terem uma cor de cabelo totalmente exuberante. Mas apesar de serem uns radicais com um certo ponto de loucura, todos nos receberam bem, e quando passavam por nós na rua, cumprimentavam-nos, portanto só os posso descrever como sendo uns bons anfitriões.
Como ainda não era hora de almoço quando chegámos à catedral, pudemos assistir à missa, o que na minha opinião e na de muitos colegas meus, foi algo memorável, pois pudemos assistir e ser benzidos pelo Incensário. Houve até quem se emocionasse, devido à beleza daquele momento. É algo único, a que toda a gente deve assistir pelo menos uma vez na vida. Finalmente, a hora de almoço - pic-nic no Parque das Marias. A hora da verdadeira diversão entre todos os alunos que participaram naquela viagem. Hora de convívio, hora das “selfies” , hora de mandar mensagem aos pais a dizer que estávamos vivos, e principalmente a hora de comer e de conviver com outras pessoas. Descobrimos uns escuteiros que estavam a poucos metros de nós, que vinham de Viseu, com quem fizemos conversa. Após a hora de almoço, pudemos dar uma última volta pela cidade, para comprar pequenas lembranças para os nossos familiares. Tirámos fotos com vários homens-estátua, e com músicos que se encontravam nas ruas. É uma cidade repleta de diversidade cultural! Já no caminho para casa, passámos pela biblioteca municipal de Santiago, mais conhecida por Cidade da Cultura de Galiza, que é só a maior biblioteca da Europa! É simplesmente linda, e tem um design espetacular e super moderno, elaborado pelo arquiteto alemão Peter Eisenman. Pudemos visitar a estrutura interna, bem como a parte externa, como a torre com os sapatos pendurados, que simbolizam o fim da caminhada de todos os peregrinos até Santiago. Uma visita igualmente agradável, e muito cultural!
     O caminho para a Póvoa, já foi mais descontraído, mas ao mesmo tempo, animado, sempre com a música presente nas longas horas de viagem que separam Santiago da nossa querida e amada Póvoa. Foi uma viagem e visita, que me deu a mim e a todos os meus colegas um enorme prazer de poder participar. Santiago é verdadeiramente uma cidade maravilhosa, e cada segundo que lá passámos valeu a pena, pelo convívio, pela cultura e pelas amizades que fizemos, no pequeno espaço de tempo de um dia. Espero que após a leitura deste artigo, cada um sinta dentro de si uma vontade de ir visitar esta pequena mas magnifica terra. Obrigada à nossa querida professora de Moral, por ter preparado esta visita, que ficará para sempre marcada no nosso coração.

Rita Magalhães, 9ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe