A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA TRISSOMIA 21
Por Paula Costa (Professora), em 2015/03/17668 leram | 0 comentários | 188 gostam
Assinala-se no próximo dia 21 o Dia Mundial da Trissomia 21. O Grupo de Educação Especial pretende, uma vez mais, alertar-nos para esta problemática.
Em 2006, a associação Down Syndrome International instituiu o dia 21 de março como o Dia Mundial da Trissomia 21/Síndrome Down. A data foi escolhida por ser grafada como 21/3, que faz alusão à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma extra foi identificado há 50 anos, por Jerome Lejeune mas já antes o médico inglês John Langdon Down tinha descrito a doença.
Várias associações internacionais decidiram assinalar o dia 21 de março, para sublinhar os avanços da medicina nestes últimos 50 anos, bem como as enormes conquistas feitas no acompanhamento clínico, escolar e social às crianças e adultos portadores de Trissomia 21.
O que é a Trissomia 21?
A trissomia 21 também conhecida como Síndrome de Down, é uma anomalia genética que faz com que, em cada célula do corpo, haja um cromossoma a mais no par 21. Os portadores têm um aspeto físico caraterístico e um défice cognitivo, muito variável em cada pessoa.
O diagnóstico da Trissomia 21 realiza-se mediante o estudo cromossómico (cariótipo). Este tipo de análise foi utilizado pela primeira vez em 1958 por Jerôme Lejeune.

O desenvolvimento das crianças e jovens com Trissomia 21, não é apenas determinado pelo material genético, mas também influenciado pelo ambiente que os rodeia. Os estímulos e as oportunidades que lhes são oferecidos influenciam o seu desenvolvimento cognitivo, como em qualquer outra criança. Tem havido grandes progressos científicos nos últimos anos e com a devida estimulação as pessoas com Trissomia 21 são, hoje em dia, capazes de ler e escrever, de fazer desporto e de aprender uma profissão. Encontram-se integradas na nossa sociedade, frequentam a escola regular, e algumas delas são autónomas.
Ter Trissomia 21 é um desafio para a vida, mas vale a pena lutar, pois os resultados de uma boa estimulação e de um trabalho constante são enormes.

De forma a sensibilizar para esta realidade contamos com o apoio de todos . Veja o vídeo e partilhe com os seus amigos. https://www.youtube.com/watch?v=fHIH19PpHv0

Trabalho realizado pelo Grupo de Educação Especial

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe