A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

10 ANOS DO YOUTUBE
Por Paula Costa (Professora), em 2015/02/15457 leram | 0 comentários | 163 gostam
O YouTube surgiu há 10 anos (o domínio foi registado a 14 de fevereiro) e mudou radicalmente a nossa forma de lidar com vídeo.
No ano de 2005, Elon Musk, bilionário sul-africano ligado a empresas como a Paypal, SpaceX e Tesla Motors, contratou 3 jovens funcionários para trabalharem no seu site PayPal. Esses 3 jovens, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, são os fundadores do YouTube.
O primeiro vídeo postado no YouTube (a 23 de abril de 2005), foi feito por Jawed Karim, tem 19 segundos e chama-se “Me at the Zoo“.
A princípio, o objetivo do YouTube era funcionar como uma página na qual as pessoas pudessem fazer o upload de filmes pessoais. Os amigos não imaginavam o êxito que o canal iria alcançar – passado apenas um ano, a Google ofereceu mais de mil milhões de euros pela página, atualmente disponível em 73 países e em 61 línguas.
É o 3° site mais visitado da internet, atrás do Google e Facebook.
Muitos cantores e bandas publicaram os seus vídeos no You Tube, tendo alcançado fama internacional ainda antes de editarem CDs.
 Mia Rose é uma cantora-compositora e atriz luso-inglesa que atingiu o sucesso através deste canal de partilha de vídeos. Também Ana Free, cantora e compositora portuguesa, é uma presença musical crescente no site.
O coreano Psy é o artista mais visualizado da história do YouTube. O clipe de Gagnam style já ultrapassa a casa de 2,2 bilhões de acessos, o que obrigou o Google a alterar o código de contagem de visualização de vídeos da plataforma. Outro vídeo com grande impacto no ano 2014 foi o da campanha Ice Bucket Challenge, em que participaram inúmeras celebridades de vários países, incluindo o Presidente Obama e o português Cristiano Ronaldo. Mas o vídeo com mais visualizações de 2014 pertence… a um desconhecido.
As imagens da "cadela-aranha mutante" podem não passar de uma partida de um jovem polaco, mas a verdade é que causaram imensos sustos a milhões de internautas. A brincadeira deu muito que falar na Net em setembro e, em poucos dias, o vídeo conseguiu angariar 80 milhões de visualizações (agora, já acumula mais de 113).

Fonte: net

 



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe