A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

EXPRESSÕES CURIOSAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Por Paula Costa (Professora), em 2015/02/09523 leram | 0 comentários | 211 gostam
Possivelmente já as ouviste dos teus pais ou avós, ou até as usas no teu dia-a-dia (caso do OK), mas desconheces a sua origem. Cá vai a explicação para algumas delas.
JURAR A PÉS JUNTOS
“Mãe, eu juro a pés juntos que não fui eu”. A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para não dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é o termo é usado pra expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.
GUARDAR A SETE CHAVES
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de joias e documentos importantes, da corte, através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto, eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí, começou-se a utilizar o termo guardar a sete chaves para designar algo muito bem guardado...
OK
A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".
PARA INGLÊS VER
A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas leis eram criadas apenas para inglês ver. Daí surgiu o termo.
QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO:
Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, adulterou-se. Inicialmente dizia-se “quem não tem cão, caça como gato”, ou seja, esgueirando-se, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

Fonte: net


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe