A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

TRENCH, O JOGO DE ESTRATÉGIA PORTUGUÊS
Por Paula Costa (Professora), em 2015/02/06860 leram | 0 comentários | 197 gostam
O primeiro jogo de tabuleiro, patenteado e inspirado na I Guerra Mundial, é 100% português.
O seu criador, Rui Alípio Monteiro, “foi desde sempre apaixonado pela arte, especialmente pela escultura, com destaque para o abstracionismo geométrico e, talvez por essa razão, todos os seus jogos são abstratos e geométricos”, afirma Maria Luísa Monteiro, manager e mulher do criador do Trench.
O tabuleiro, com o formato de losango, a preto e branco, é constituído por 8 X 8 (64 casas), que simulam dois campos opostos e separados por uma linha horizontal que simboliza as trincheiras.
As peças do jogo representam as principais patentes de um exército de infantaria ou cavalaria: um general, dois coronéis, três capitães, quatro sargentos e seis soldados; “inspiradas nas estrelas que se encontram ao peito das fardas dos militares”, refere Rui Alípio Monteiro no tutorial do Trench.
Um ano após o lançamento na sua versão física, em 2013, o jogo de tabuleiro ganhou uma versão digital. A apresentação oficial fez-se em Lisboa, numa partida disputada entre Portugal e o Brasil.
O TRENCH fomenta o desenvolvimento cognitivo e de capacidades de decisão premeditada, de memória e de concentração.
O jogo permite ainda que sejam aprimoradas competências como a imaginação, abstração, a visão espacial e periférica, o raciocínio lógico e matemático, a disciplina mental e organizacional, a paciência e o autocontrolo.
(http://www.bit.pt/trench-o-novo-e-revolucionario-jogo-de-estrategia-digital/#vsiivAX8LxHG6Uks.99)
Se és fã deste tipo de jogos, está atento/a, pois Rui Alípio Monteiro vai estar na nossa Escola aquando da exposição A Póvoa de Varzim e a 1ª Guerra Mundial, que decorrerá entre 11 e 26 de fevereiro.

Fonte: net

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe