A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Por Paula Costa (Professora), em 2015/01/12423 leram | 0 comentários | 169 gostam
Damos-te a conhecer o Serviço de Psicologia e Orientação, que tem um papel fundamental na integração de muitos alunos na Escola, e ,igualmente, na sua orientação vocacional.
O que é?
É um Serviço especializado para acompanhar os alunos ao longo do seu percurso escolar, dando o seu contributo: na identificação dos seus interesses e vocações; na intervenção na área das dificuldades de aprendizagem; na promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e na construção e solidificação do seu projecto de vida.
Os SPO desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais (Dec. Lei Decreto-Lei 190/91 de 17 de Maio), adaptadas às necessidades de um contexto escolar concreto.
Nesta escola os Serviços de Psicologia e Orientação, é composto apenas por uma psicóloga.
Estes serviços dispõem de autonomia técnica e científica, dependendo contudo do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela deontologia profissional do psicólogo. O psicólogo respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações cientifíco-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões
Quem pode recorrer ao SPO?
Este serviço destina-se aos alunos, professores, não docentes, pais e encarregados de educação, que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas, definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de Maio:
Apoio psicopedagógico a professores e alunos
O Psicólogo colabora na avaliação especializada de situações de alunos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.
Acompanhament em consulta psicológica
Os alunos com alguma dificuldade ao nível emocional, como dificuldades de integração social, dificuldade na resolução de problemas, baixa auto-estima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros, poderão também recorrer ao apoio do psicólogo da escola. Este procederá à análise e acompanhamento clínico ou encaminhamento para outro serviço, caso se justifique.
Orientação escolar e profissional
Destina-se sobretudo aos alunos do 9º e Curso Vocacional, que se encontram em momento de fazer escolhas. A orientação escolar consiste num conjunto de atividades, testes psicotécnicos, questionários informais, diálogo/reflexão, distribuídas em sessões individuais ou em pequeno grupo, que visam essencialmente ajudar os alunos a fazerem escolhas mais conscientes. Podem ainda dar qualquer esclarecimento sobre estas questões a encarregados de educação e professores.
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa:
O SPO poderá ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, acção social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.), no sentido de promover uma integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola.
Localização:
Gabinete de Psicologia ( Pav. B)
Como Contactar o SPO:
Através do teu Director de Turma (através do preenchimento da ficha de autorização do Encarregado de Educação), da Direcção, telefone da Escola ou e-mail: spo.escolafg@gmail.com
ou simplesmente... aparecendo no Gabinete do SPO!
O horário de atendimento dos Serviços de Psicologia estará brevemente disponível no site da escola.

 A Psicóloga: Teresa Machado



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe