A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

BRINCAR AOS FADOS
Por Dulce Marques (Professora), em 2014/12/05288 leram | 0 comentários | 94 gostam
Brincar aos Fados é o nome do novo projeto musical desenvolvido em parceria com o Museu do Fado, e tem como objetivo mostrar aos mais pequenos o Fado de uma maneira leve e divertida.
Brincar aos Fados é um projeto original do fadista Rodrigo Costa e Félix, que nasceu da necessidade sentida de levar o Fado às camadas mais jovens, de uma forma leve e divertida, mas também, com uma componente didática. Também por isso, Brincar aos Fados visa congregar as famílias em torno de um dos mais notáveis patrimónios culturais portugueses, o Fado.
A base musical do projeto são fados tradicionais, para os quais foram escritos novos poemas, recorrendo a linguagem e imagens compreendida e partilhada pelos mais jovens - sem perverter a essência do Fado. Os poemas são da autoria de Tiago Torres da Silva e foram gravados com a formação base para Fado: guitarra portuguesa, viola de fado e baixo (ou contrabaixo).
Se te interessas por este género musical, ou se tens curiosidade de saber um pouco mais sobre o Fado, declarado Património Cultural e Imaterial da Humanidade em 27 de novembro de 2011, pelo VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que tal sugerir aos pais este presente para o teu sapatinho no Natal que se avizinha?
O youtube proporciona-te um “cheirinho” do CD. Clica no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=v8TEEWMRMN0&list=PLuUfBtu0hXtt0gIzTnGvivW6gmMe9dKOc


Comentários

Escreva o seu Comentário