A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

3 PASSOS PARA O SUCESSO
Por Paula Costa (Professora), em 2014/11/14411 leram | 0 comentários | 198 gostam
Está a terminar a primeira etapa deste ano letivo, e brevemente vais confrontar-te com os resultados do teu trabalho e estudo. Estes poderão não ser os melhores, ou aqueles que esperavas, mas não deves desanimar, pois ainda é possível recuperar.
Se estás convencido, como a maior parte das pessoas, de que para ter bons resultados na sala de aula é preciso ter uma inteligência acima da média, fica a saber que isso não é verdade. Há estudos que confirmam a existência de outras razões que ajudam ao sucesso. Repara:
  1. Empenho
Uma conquista depende do esforço que dedicamos para alcançar determinado objetivo. O mesmo acontece nos estudos.
Estuda todos os dias, durante um tempo razoável e faz sempre os trabalhos de casa. Assim adquires uma rotina de trabalho, o que faz com que te sintas bem, consigas estar a par dos assuntos e matérias abordados pelos professores e melhor compreenderes aquilo de que se fala.
Procura estudar num local sem distrações: esconde o telemóvel, desliga a tv e a música, guarda o espelho e o verniz, esquece o futebol …
Utiliza cores para separar as disciplinas e organizar os estudos e para não te perderes no meio de tantas informações. Podes comprar post-its coloridos para sinalizar as páginas mais importantes.
E sobretudo mantém os teus cadernos diários limpos e organizados com os registos que os professores pedem que faças - acredita que esses apontamentos te vão fazer falta.
 2. Administrar o tempo
Um bom aluno deve saber administrar o seu tempo e equilibrar as horas que vai dedicar ao lazer sem nunca esquecer o período que vai reservar aos estudos.
Faz a lista de todas as tarefas de acordo com a sua prioridade e o tempo de que necessita para ficar bem feito. Se preciso for recorre a um despertador ou outra tecnologia para te ajudar a controlar o ritmo de trabalho, de forma a não prejudicares umas tarefas em benefício de outras.
 3. Aprender com outros alunos
Uma forma de estudar algumas matérias é aprender com os seus colegas mais esforçados.
A troca de ideias ou a comparação de apontamentos com um colega ou um pequeno grupo de amigos da turma pode ser uma forma estimuladora de enriquecer o conhecimento e facilitar a aprendizagem.
Um aspeto muito importante a reter: não fiques com dúvidas. Se não compreendeste alguma palavra ou assunto não te inibas de perguntar. Todos temos dúvidas.
O esforço, a determinação em vencer as dificuldades que te vão surgindo é que te fazem evoluir e alcançar o êxito.
Se não começaste o ano com o pé direito, aqui tens três passos para reencontrares o bom caminho. Segue!

S. Psicologia e Orientação
e S. de Educação Especial


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe