A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
Por Paula Costa (Professora), em 2014/11/13518 leram | 0 comentários | 161 gostam
Comemora-se a 15 de novembro, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas, e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.
Em Portugal, a comunicação através da língua gestual era proibida. Os surdos falavam entre si, através da língua gestual, clandestinamente, pois não era reconhecida como língua materna das pessoas surdas, ficando à mercê da boa vontade (ou não) dos professores do ensino regular. Entre grupos restritos de surdos, sem qualquer forma de poder ser fixada, uniformizada ou padronizada, a LGP foi-se desenvolvendo e foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que também foi criada a Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas.
Nos termos da alínea h) do n.º 2 do artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa, «na realização da política de ensino incumbe ao Estado (...) proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades».
Assim sendo, desde 1997, a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das línguas oficiais de Portugal, junto com a Língua Portuguesa.

Serviços de Educação Especial e SPO


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe