A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

O MUNDO PULA E AVANÇA
Por Paula Costa (Professora), em 2014/11/03693 leram | 0 comentários | 170 gostam
Breve história do jornal A Semente
Começámos de forma artesanal e um tanto anárquica. O nosso objetivo era dar a conhecer a toda a comunidade escolar os trabalhos realizados pelos alunos, normalmente confinados à sala de aula.
Os trabalhos chegavam-nos escritos à mão. As quatro professoras do projeto Minerva (projeto que introduziu as tecnologias da informação e comunicação nas escolas, utilizando o sistema DOS)) digitavam os textos e formatavam-nos no programa próprio, tentando calcular o espaço para as eventuais imagens. Como nem sempre acertavam, era o Sr. Gomes, na reprografia, que dava uma preciosa ajuda, fotocopiando as imagens e reduzindo-as ou aumentando-as, de modo a encaixarem na perfeição. Era a técnica do corta e cola, brincávamos nós.
À medida que fomos caminhando, entendemos que, de jornal, o nosso repositório de trabalhos só tinha o nome. Repensou-se o projeto, estruturou-se de acordo com as regras. E nasceu A Semente, jornal trimestral da Escola Dr. Flávio Gonçalves. Na reprografia, a D. Carla (filha do Sr Gomes), organiza os cadernos.
As novas tecnologias deram uma mãozinha – os artigos e fotos passaram a vir numa pen, ou a ser enviados por email. Bastava formatá-los, utilizando o editor de jornal, para depois imprimir. Na reprografia, a D. Carla (filha do Sr Gomes), organiza os cadernos.
Mas O mundo pula e avança (como diz António Gedeão no seu poema), e nós demos mais um pulinho, entrando na era digital.
Contamos com todos para divulgar o trabalho que é de todos nós, pois o objetivo mantém-se.
Obrigado!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe