A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

O QUE REPRESENTA, PARA MIM, O 25 DE ABRIL?
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/05/08550 leram | 0 comentários | 184 gostam

Todos nós sabemos a importância deste dia. Todos nós sabemos que o povo português viveu durante 41 anos controlado pela censura e pela PIDE.
Mas nunca falamos das mudanças que provocou nas novas gerações e, mais concretamente, nas nossas mentes, nós que nascemos no século XXI e não estivemos presentes na Revolução dos Cravos.
Eu posso dizer, orgulhosamente, que nasci num país onde não tenho um sentimento de medo a invadir-me constantemente, onde a minha opinião é ouvida, onde posso votar…onde posso ser LIVRE!
Saber que os meus avós e bisavós viveram mais de metade das suas vidas num regime de ditadura e que ainda assim se mantiveram sempre esperançosos, mostra uma qualidade dos portugueses: a determinação. Erámos bem capazes de ter vivido muitos mais anos prisioneiros de um regime, se não fosse a coragem e a determinação, não só dos capitães de abril, mas de todo o povo, desde agricultores a médicos e aos responsáveis pelas estações de rádio e televisão.
Temos numerosos exemplos de canções que nos remetem para essa época, como “Grândola vila morena” e “E depois do adeus”, até livros que nos mostram, pormenorizadamente, cada passo ou cada obstáculo ultrapassado.
Na minha opinião, ao celebrar este dia temos de agradecer a todos os heróis que tornaram tudo isto possível e que lutaram, para que nós possamos viver num país digno de reconhecimento, que permita refletir sobre o mundo e sobre todos aqueles que não têm liberdade tal como a conhecemos.
Respondendo à pergunta inicial, o 25 de abril, para mim, representa ESPERANÇA.
Esperança por um mundo melhor onde podemos ter opinião e não temos medo de a partilhar.

Beatriz Torres nº 6 9º B (Professora Isabel Silva)




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe