A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

O 25 DE ABRIL
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/05/06552 leram | 0 comentários | 163 gostam

O 25 de Abril foi um dia muito importante para a História de Portugal, data em que o regime salazarista caiu, dando liberdade aos cidadãos e implantando a democracia no país.
Quando as pessoas souberam que a liberdade estava a “bater à porta”, muito contentes, saíram das suas casas com um «sorriso na cara» e com a «liberdade nas mãos». Finalmente, poderiam ter a liberdade de falar, de andar nas ruas e dar sua opinião sobre a vertente política. Neste dia, o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou, de forma brilhante, o regime ditatorial.
Na madrugada do dia 25, os militares de abril foram claros nas suas promessas que era acabar com a repressão, afirmar a liberdade, ver o fim da guerra colonial e viver em democracia.
Assim, a Revolução dos Cravos teve um papel importantíssimo, porque pôs fim ao isolamento a que os portugueses estavam condenados há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes.
Por fim, considero que o 25 de abril foi um dia muito especial para todos os portugueses, porque marcou uma mudança na história portuguesa, em que todas as pessoas puderam mostrar a sua liberdade e a sua alegria.
VIVA A LIBERDADE!!!

Marisa Pinheiro nº17 9ºD (Professora Isabel Silva)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe