A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

COMO VIVER NA ADVERSIDADE
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/04/06565 leram | 0 comentários | 145 gostam
A equipa do FGNotícias recebeu, nas duas semanas de suspensão das atividades letivas, muitos trabalhos de alunos para publicar, enviados por professores que tudo fizeram para que houvesse normalidade, apesar da mudança de rotinas.
De certa forma, foi o reinventar de estratégias para que todos se esquecessem do medo e da realidade informativa, pois «fora da nossa casa» tudo está diferente.
«[...] muitas vezes as aprendizagens e as transformações mais importantes das nossas vidas surgem das coisas que não podemos mudar [...]. São amiúde experiências difíceis de digerir.[...]
Uma antiga história taoista fala-nos de um sábio que vivia numa vila no extremo norte da China. Um dia, o melhor cavalo do seu filho fugiu. O rapaz fez tudo o que estava ao seu alcance para o recuperar, mas o animal tinha ido além da fronteira e tinha sido apanhado por uma caravana de nómadas. Toda a vila tentou confortar o rapaz, que não conseguiua resignar-se à sua má sorte. Mas o seu pai, o sábio, disse: «Como podes dizer se o que aconteceu é azar e não uma benção?».
Depois de uns meses, o cavalo voltou, trazendo consigo um lindo garanhão. Desta vez, o jovem ficou feliz e toda a vila estava contente por ele devido à sua tamanha sorte.
Mas o pai disse-lhe: « Como podes dizer se isto é uma sorte e não um desastre?»
O garanhão rapidamente se tornou o cavalo preferido do jovem, fazendo-o ganhar bastante dinheiro até que um dia, enquanto cavalgava o seu lindo animal, o jovem caiu e partiu a anca. Mais uma vez, toda a vila foi apoiar o pobre jovem sem sorte. Mas o pai voltou a questionar: «Como é que sabes se é um azar ou uma benção?».
Poucos meses mais tarde, uma tribo nómada invadiu o norte da China e todos os homens capazes foram recrutados para ir combater. Nove em cada dez jovens nunca mais voltaram a casa. O jovem não foi recrutado e salvou-se precisamente graças à queda de cavalo. Assim, o pai e o filho viveram felizes, tomando conta um do outro durante muitos anos.».
Da obra «Toda Uma Nova Vida» de Lucia Giovannini

O que importa reter de uma situação de adversidade, como esta do Covid-19?
Este período de suspensão das atividades letivas poderá continuar a ser uma forma de repensar a família, os valores, o diálogo, a solidariedade, a leitura e escrita, o ambiente. Prioritariamente, ensinar que as medidas de prevenção de propagação do vírus começam em casa; fazer companhia aos que estão sozinhos, lendo um livro; usufruir da presença da família desenvolvendo valores e afetos; refletir e dialogar sobre atitudes menos responsáveis que, apesar de toda a informação, afetam o ambiente; estabelecer e distribuir tarefas domésticas por todos; aproveitar para desenvolver competências com jogos de memória, de estratégia, de mímica... inventar espetáculos com teatros, canções, declamações de poesia, dança ... aulas de exercício físico para todos ...e até transmitir e vivenciar atitudes de esperança e de fé... tanto que se pode fazer para FORMAR CIDADÃOS RESPONSÁVEIS E RESILIENTES NA ADVERSIDADE.
«Viver significa assumir a responsabilidade de encontrar as respostas certas aos problemas da vida.» Victor Frankl

Votos de uma boa Páscoa para todos os colaboradores e leitores do FGNotícias! Voltamos no início do 3º período.

Equipa do FGNotícias
Cristina Ferreira
Paula Soares da Costa


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe