A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO - BULLYING & CYBERBULYING
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/03/25588 leram | 0 comentários | 146 gostam
Ações debate sobre a informação partilhada pelos jovens na internet, mais particularmente nas redes sociais, e que podem despoletar atos de Bullying ou CyberBullying
No passado dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não Violência, as turmas do 8º A e F da Escola EB 2,3 da Escola Dr. Flávio Gonçalves, deslocaram-se à Biblioteca Municipal para assistirem a uma sessão de sensibilização subordinada ao tema «Bullying & Cyberbulling», em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizada pelo bibliotecário municipal Hélder Jesus.
Ao longo deste encontro, o dinamizador interagiu com os alunos, procurando esclarecer e alertar para os diversos perigos a que estão sujeitos quando fazem publicações nas redes sociais, sem ter a noção das implicações que possam advir para si e todos aqueles que lhes são próximos.
Além disso, foi projetado um vídeo refletindo o sofrimento daqueles que são vítimas de Bullying ou Cyberbulling, o desespero e a rejeição sentida e que conduz muitas vezes à morte, como forma de libertação da perseguição a que estão sujeitos.
Também foi transmitida a mensagem que todos devem estar atentos a estas situações, pois todos têm o dever de proteger alguém que está em perigo. Com a nossa atitude podemos fazer renascer a confiança e a autoestima no outro, sentindo que não está só.
Com esta sessão, foi possível transmitir aos jovens a importância dos maus atos perante situações de perigo iminente no quotidiano, mas também se apelou à sensibilidade de cada um para cuidar daqueles que, sabendo-se que estão numa situação de fragilidade, precisam de um simples gesto para que a sua vida seja salva.
O papel do dinamizador desta sessão foi de tal forma relevante que não só cativou a atenção de todos os presentes como despertou a emoção, convertida em lágrimas de alguns elementos presentes, perante a realidade que foi apresentada.

Professora Luísa Gomes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe