A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

O MUNDO NÃO SERÁ IGUAL AO QUE EXISTIA ANTES...
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/03/18496 leram | 0 comentários | 137 gostam
APELO!!!

PRECISAMOS DE TODOS...
O FGNotícias apela a toda a comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação, pais, avós, assistentes operacionais, técnicos administrativos, direção...) que partilhe as leituras que fizer durante este período de espera, mas com serenidade.

Escrevam… deem a vossa opinião, inventem histórias encantadas, façam reportagens, contem histórias pessoais e as que estão guardadas no coração dos mais velhos, preparem entrevistas, sejam poetas e atores, partilhem o vosso diário e os pensamentos que vos ajudam na superação das notícias de toda a hora. 
Envie os trabalhos, registos fotográficos e vídeos para: clubejornalismofg@gmail.com»


Começamos por vos dar a conhecer excertos do livro «Toda uma Nova Vida» de Lucia Giovannini

«ATÉ HÁ POUCO TEMPO, SE ME TIVESSEM PERGUNTADO O QUE É TODA UMA NOVA VIDA TERIA RESPONDIDO: um guia para a mudança. E é precisamente isso mesmo. [...] Ao mesmo tempo,tem também apoiado muitas outras pessoas a gerirem melhor as mudanças não desejadas, as impostas pela vida.
Neste livro, falamos de sonhos e de como os transformar em propósitos alcançáveis, de como desenvolver a flexibilidade sem perder a direção; falamos neste livro do que nos leva à privação do movimento, ao medo, à ansiedade, e que bloqueiam a nossa plena realização.
«É demasiado complicado, não tenho tempo suficiente (e recursos, e dinheiro, e capacidades), nunca vou conseguir...»
[...]
Que herança queremos deixar?
Como e por que razão queremos ser lembrados?
[...]
E como podemos aprender a aceitar as mudanças forçadas, as que a vida nos impõe?
Como transformar a incerteza, a dor e o sofrimento em energia para o nosso crescimento pessoal?
Pensamento de AMMA: «Participar num curso de culinária não vos tira a fome. Para se alimentarem, devem cozinhar e comer. Se querem fazer crescer frutos, o estudo da agricultura, por si só, não chega. Devem plantar árvores de fruto e tomar conta delas.»
[...]
Na sociedade, gastamos muito tempo a armazenar dados e noções, somos inundados por informações. Mas quanto sabemos realmente sobre o que acontece dentro de nós?
A maioria de nós perde muita energia, tempo e dinheiro a melhorar o seu aspeto exterior, mas será que isso constitui ajuda suficiente para aceitar os desafios que a vida nos apresenta? Quanto tempo dedicamos a conhecermo-nos a nós próprios e a melhorarmo-nos?
 Hoje em dia, todos aceitamos a ideia de que, para estarmos em forma, temos de fazer exercício regularmente. Quanto mudaria a nossa vida se aceitássemos a ideia de fazermos exercícios para o bem-estar mental e emocional com a mesma perseverança?
O que achariam de alguém que tem um tesouro imenso mas mantém enterrado debaixo da terra, passando por dificuldades e queixando-se da sua própria miséria a vida toda?
[...]
Não estamos a correr o risco de desperdiçar os nossos dias, de desperdiçar a nossa vida?

Pensamento de Charles Darwin:«Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que melhor se adaptam à mudança».

(Continua)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe