A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

HACKERS SOMOS NÓS
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/03/1868 leram | 0 comentários | 32 gostam
Na Escola Dr. Flávio Gonçalves ou na Biblioteca Municipal, a mensagem foi transmitida aos alunos do 8º ano, turma A, 7º C e ao 6º J pelo bibliotecário municipal, Hélder Jesus, que, brilhantemente, elucidou os alunos sobre esta temática.
A Biblioteca Municipal está atenta às diversas problemáticas no que diz respeito às literacias de informação das crianças e jovens em contexto escolar. Com o advento das tecnologias, os jovens vivem praticamente em simbiose com os seus dispositivos móveis e com a Internet, em que os conteúdos digitais, (as imagens, os vídeos e os posts nas redes sociais), assumem tão grande importância que dominam a comunicação entre eles. Numa altura em que as redes sociais tomam conta do dia-a-dia de cada um, a forma como se partilha informação abre espaço à violação de privacidade. Mais do que as técnicas de phishing ou spam, em que os hackers nos colocam como alvo de publicidade e esquemas de disseminação de vírus, hoje em dia, há uma exposição de dados privados que é feita a partir de qualquer dispositivo e para a qual contribuímos despropositadamente, colocando-nos numa posição vulnerável.
O foco principal desta ação é a quantidade e diversidade de informação e o uso que se faz dela, no ambiente web, e tem como objetivo alertar para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo.
A ação, dirigida aos alunos do 2º e 3º ciclo, grupos nativos digitais, consistiu na demonstração de conteúdos e visualização de vídeos que suscitaram questões, promoveram o debate e alertaram para os perigos. As questões levantadas ao longo das sessões e que encaminharam os destinatários para o esclarecimento dos conteúdos foram:
Quem tem conta nas redes sociais?
Se te aparecer algo estranho, o que deves fazer?
Não partilhes informação privada!
O que publicares na Internet fica registado para sempre.
Não troces nem respondas a provocações... fala com os adultos.

Obrigada a todos os que contribuem, no dia a dia, para que os nossos alunos aprendam a proteger-se e a utilizar as tecnologias com responsabilidade e verdadeiro espírito de cidadania.

Professoras Cristina Ferreira e Paula Soares da Costa



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe