A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

“ARTISTAS NO PALÁCIO DE BELÉM"
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/02/17784 leram | 0 comentários | 415 gostam
Estamos certas de que o dia 11 de fevereiro de 2020 vai ficar na memória dos trinta alunos do 9ºano da EB 2.3 Dr. Flávio Gonçalves.
Logo pela manhã, bem cedinho, rumamos a Lisboa. Fomos convidados a participar numa sessão orientada pelo artista plástico Jorge Martins, no âmbito do Programa “Artistas no Palácio de Belém”.
Chegados à capital e após a fotografia de grupo, dirigimo-nos de imediato ao Palácio de Belém.
A sessão com o artista plástico teve início às 11.00h, e assim, à hora certa, já nos encontrávamos sentados nos lugares da frente.
Estávamos na residência oficial do Presidente da República e eis que, do fundo da sala, surge Sua Excelência. O Professor Marcelo Rebelo de Sousa saudou todos os presentes e, de seguida, fez uma introdução à sessão que se seguiu, referindo o patrono da nossa escola, Dr. Flávio Gonçalves, que conheceu pessoalmente, como tendo sido um homem da cultura e das artes.
Seguidamente, ouvimos o artista plástico, Jorge Martins, que nos contou a sua história de vida, exibindo muitas das suas obras de arte, assim como as de alguns outros artistas que lhe serviram de inspiração. Sentimo-nos muito agradadas e mesmo orgulhosas ao constatarmos que os nossos alunos ouviam e assimilavam tudo o que o orador lhes transmitia. Finda esta exposição, e com base em tudo o que ouviram, os alunos da EB 2.3 Dr. Flávio Gonçalves colocaram algumas questões, muito pertinentes e do agrado de todos os presentes na sala.
No final da sessão, fomos ainda convidados a dirigirmo-nos à varanda do Palácio, com uma vista soberba para os jardins, e ainda a degustar os famosos “Pastéis de Belém” acompanhados com sumo de laranja. Daqui seguimos para uma visita guiada ao Museu da Presidência da República.
Em suma, correu tudo muito bem. A cidade da Póvoa de Varzim está sempre bem representada no Palácio de Belém, uma vez que em todas as salas existem “Tapetes Beiriz”. Neste dia, 11 de fevereiro, esta boa representação foi seguramente reforçada com a nossa presença.

As professoras,
Maria das Dores Milhazes
Teresa Sucena
Margarida Martins
Daniela Barca
Anabela Torre

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe