A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SESSÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL: #CONTOSTWEET:
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/02/02342 leram | 0 comentários | 76 gostam
UMA HISTÓRIA EM 140 CARATERES
No dia 23 de janeiro, a turma I e, no dia 29, a turma E do 6º ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal para falar sobre as redes sociais, sessões dinamizadas pelo Bibliotecário Helder Jesus.
A Biblioteca Municipal, numa parceria com a Biblioteca Municipal, propôs às escolas do concelho uma atividade que tem por base a utilização de uma rede social (Twitter) em contexto educativo para promover o uso criativo das competências de leitura e de escrita. O recurso às novas tecnologias para comunicar é, hoje em dia, um modo de vida e o objetivo desta sessão é desenvolver capacidades de trabalho com uma ferramenta / rede social, promover a criatividade e o conhecimento e desenvolver técnicas de resumo no âmbito dos conteúdos programáticos do 2º e 3º ciclos de escolaridade.
A atividade divididiu-se em duas partes: na primeira falou das redes sociais de uma forma geral e do Twitter em particular; como criar uma conta, as vantagens e desvantagens desta rede social, o(s) seu(s) uso(s), as características e foram explicados alguns conceitos, tais como hashtag, trend topic, retweet e vine. As ligações de texto (hiperlink), as relações entre palavras e/ou assuntos e a importância dada a cada mensagem lançada por personalidades foram outros temas abordados.
Na segunda parte, depois de apresentar o conceito dos #ContosTweet, os alunos tiveram um workshop onde, em grupo, elaboraram um conto em partes (introdução, desenvolvimento e conclusão) ou uma notícia em formato tweet (limite de 140 caracteres, ou na mais recente versão, 280 caracteres) e, no final, partilharam com os colegas.

Professora Paula Soares da Costa






Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe