A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

QUATRO ALUNOS DA FLÁVIO APURADOS NO CNL
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/01/291026 leram | 0 comentários | 83 gostam
Realizou-se ontem, dia 28 de janeiro, no Diana-Bar, a Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura para seleção dos alunos que representarão a Póvoa de Varzim na Fase Intermunicipal desta iniciativa literária.
Depois de uma seleção prévia da responsabilidade da Biblioteca Escolar, o Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves esteve representado por alunos dos três ciclos de ensino, onde foram avaliados os seus conhecimentos sobre obras referenciadas para os vários níveis.
Pelas 9 horas, após a receção aos alunos e professores bibliotecários das escolas do concelho, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Luís Diamantino, abriu a sessão desejando a todos um dia de agradável ambiente literário e de boa disposição e a Drª Fernanda Trovão, da Biblioteca Municipal, deu conhecimento do programa delineado para este dia, assim como informações práticas para a elaboração da prova.
De manhã, os alunos realizaram a prova escrita com as componentes de escolha múltipla e de desenvolvimento, seguindo-se uma visita guiada ao Cine-Teatro Garrett e um almoço bem acompanhado de conversas e partilhas entre os participantes. De tarde, o júri, formado pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares Drª Maria Filomena Rocha Aves, a escritora Drª Sofia Teixeira e pela Coordenadora do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Drª Fernanda Trovão, anunciaram, por ciclos de ensino, os selecionados para a realização da prova oral. Seguiram-se momentos de dissertação muito interessantes, pois todos os alunos, muito bem preparados e motivados, leram um excerto e comentaram, respondendo muito assertivamente às questões do júri.
Finalmente, foram anunciados os vencedores desta fase, tendo o Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves quatro alunos a representar o Concelho da Póvoa de Varzim na Fase Intermunicipal:
1ºciclo:
João Augusto Morais de Vasconcelos
Miguel Nipo da Fonseca

2ºciclo:
Simão Pedro de Castro Rocha Trocado Monteiro

3ºciclo:
Afonso Costa Amorim

Todos os alunos que participaram nesta fase estão de parabéns, pois o dia foi de descontração e partilha, deram o seu contributo para o gosto e o prazer da leitura e para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e sobretudo, estimular hábitos de leitura.
Mais importante do que a competição, é criar o gosto pela língua materna e por uma literacia que leve os jovens a serem mais interventivos em todos os domínios da sociedade em que estão inseridos.

Anabela Torre, Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe