A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

CONTRIBUTOS PARA ACOLHER COLEGAS ESTRANGEIROS...
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/01/2071 leram | 0 comentários | 34 gostam
A Educação, seja ela dada pela família, pela comunidade, ou pela escola, tem um papel fundamental, pois deve desenvolver a compreensão e aceitação do outro.
A escola deve trabalhar a importância do respeito às diferenças, de adoção de uma cultura de colaboração, cooperação, e consequentemente de saber acolher bem as famílias estrangeiras, encontrando meios para facilitar a comunicação e a participação escolar destes alunos e respetivas famílias. Por isso, a escola tem como dever proporcionar um ambiente de respeito às diferenças, mostrar-se aberta a novas culturas e respeitar o tempo de adaptação destes alunos, procurando assim educar para o “ saber viver juntos”.
Aos alunos:
• Contribui para que os teus colegas se sintam confortáveis e menos receosos com a possível exclusão por conta da diferença de cultura e língua.
• Incentiva os teus colegas estrangeiros a falarem sobre seu país e seus costumes. Essa escuta será muito importante para que eles se sintam valorizados, ouvidos e acolhidos pela escola e pelos colegas.
• Apoia os colegas estrangeiros a ultrapassarem os desafios diários: no processo de adaptação, muitas actividades simples e diárias, como cumprimentar alguém ou fazer uma pergunta, podem-se tornar grandes desafios e foco de elevado stress, portanto, apoiar um colega neste tipo de situação pode fazer toda a diferença.

CONTRIBUI PARA TRANSFORMARES A TUA ESCOLA NUMA ESCOLA PRÓ-SOCIAL... CHEIA DE HUMANIDADE, CÍVICA… ONDE É BOM ESTAR!!!

Teresa Machado, Psicóloga do SPO da Escola Dr. Flávio Gonçalves


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe