A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

OBSERVAÇÃO NOTURNA DO CÉU
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/01/17537 leram | 0 comentários | 145 gostam
No dia 5 de dezembro de 2019, o Departamento de Ciências Experimentais, com o apoio da Biblioteca Escolar, proporcionou uma observação noturna do céu para todos os alunos do 7º ano.
Entre as 17:30 h e as 19:30 h, os alunos do 7º ano, (turmas C, D, E e G às 17:30 h e as turmas A, B, F e H às 18:10 h), encarregados de educação e restante comunidade escolar foram convidados a participar numa sessão de astronomia, tendo como orador, o professor convidado Artur Viana. Foram elaborados cartazes de divulgação da atividade, que foram afixados nesta escola e enviados para as escolas do 1º ciclo e pré-escolar.
Foram instalados no recinto exterior da Escola, em frente ao pavilhão E, dois telescópios, que permitiram a observação das crateras da Lua e de Saturno com os seus anéis. Foram também disponibilizados dois pares de binóculos para observação da Lua. Ao início da noite também foi possível observar os planetas Vénus e Júpiter, mas rapidamente se esconderam no horizonte. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de localizar e identificar as principais constelações observáveis no hemisfério Norte.
As condições atmosféricas foram excelentes e houve uma boa adesão por parte da comunidade escolar.
Entre os dias 10 e 17 de dezembro, os alunos que assim o entenderam puderam participar num concurso-Quiz com questões sobre o Universo, elaborado pelas professoras Helena Tavares e Elisabete Martinho e os três primeiros classificados receberam um livro oferecido pela Biblioteca Escolar, local onde decorreu a referida atividade.
Os vencedores foram:
1º lugar - 100% - Pedro Santos 7ºE
2º lugar - 100% - Rodrigo Machado 7ºB
3º lugar - 97% - Tomás Maçães 7ºE
4º lugar - 96% - Afonso Ribeiro 7ºB
5º lugar - 91% - Diogo Lazera 7ºE

Professora Helena Tavares

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe