A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

LENDA DA FUNDAÇÃO DE ROMA
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2020/01/1251 leram | 0 comentários | 32 gostam
O contributo da Carlota Terroso, do 7º C, para o enriquecimento cultural dos nossos leitores é a história de dois gémeos amamentados por uma loba.
Os romanos explicavam a origem da sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis. De acordo com a lenda, após a queda de Troia, o nobre e guerreiro troiano Eneias ter-se-á fixado junto ao rio Tibre, tendo-se casado com uma filha do rei Latino. Da sua descendência, surgiram, três séculos mais tarde, os irmãos Numitor e Amúlio. Numitor foi afastado do trono pelo seu irmão mais novo Amúlio. Para que não houvesse descendência, Amúlio fez com que a sua sobrinha, Reia Sílvia, se tornasse Vestal (sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta).
Um dia, segundo a versão mais corrente da lenda, a jovem vestal terá ido buscar água para um sacrifício a um bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou. Desta união proibida, nasceram dois gémeos, Rómulo e Remo. Com receio que estas crianças viessem futuramente a destroná-lo, Amúlio, ordenou que as pusessem num cesto e que as atirassem ao Tibre. O rio, em vez de as levar para o mar, milagrosamente, depositou-as numa margem, onde foram descobertas por uma loba, que as criou, juntamente com as suas crias, na sua gruta. Mais tarde, um pastor chamado Fáustulo, viu as crianças e levou-as consigo para serem criadas na sua aldeia. Rômulo e Remo cresceram como pastores e caçadores, tornando-se jovens fortes.
Já adultos, voltaram-se contra Amúlio, mataram-no e trocaram-no por Numitor, seu avô. Depois, decidiram fundar uma cidade no local onde tinham sido salvos pela loba. Remo instalou-se no monte Aventino e Rómulo no Palatino, onde cada um dos gémeos consultou os deuses para saber onde se fundaria a nova cidade. A Remo foi enviado como presságio seis abutres a voarem sobre o Aventino, enquanto a Rómulo, favorecido pela Fortuna, surgiram doze abutres. Rómulo imediatamente traçou, em torno de Palatino, um sulco. Mas, Remo transpôs a muralha num salto, ridicularizando a obra do irmão. Este, furioso, matou-o a golpes de espada. Posteriormente, Rómulo arrependeu-se, chorando a morte do irmão.
Então, Rómulo fundou Roma, um dos maiores impérios que o mundo já viu.

CARLOTA MOREIRA TERROSO - 7º C


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe