A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

GRUPO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL RECORDA
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/12/0217 leram | 0 comentários | 2 gostam
Para lembrar a importância da História na vida de um país, os professores que lecionam a disciplina distribuíram por todos os alunos do 6º ano um pequeno desdobrável para cada feriado nacional.
No dia 5 de outubro, em que se comemorou a Implantação da República, foi lida com os alunos a informação relativa à instabilidade que se vivia no final do século XIX, a difusão das ideias republicanas contra uma monarquia que já não era capaz de responder aos desafios do final do século, os acontecimentos que precipitaram a queda do regime e o início de uma nova forma de governar, a República instaurada em 1910.
O dia 1 de dezembro foi novamente preparado com os alunos, recordando, nas aulas de História e Geografia de Portugal, tudo o que antecedeu desde a União Ibérica (com o governo dos Filipes), desastrosa para a economia portuguesa, e a Restauração da Independência, em 1640, que restitui a Portugal a sua identidade e autonomia, com D. João IV a lutar durante um largo período após o reconhecimento, chamada a Guerra da Restauração.
Com esta atividade de estudo dos factos pretendeu-se motivar os alunos a ampliar os seus conhecimentos com trabalho de pesquisa, de discussão, de divulgação e de formação da opinião crítica face aos acontecimentos que fizeram parte da construção do nosso país.

Sameiro Carvalhido, coordenadora do Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal


Comentários

Escreva o seu Comentário